O ideal franciscano vem, diretamente, de São Francisco, apesar de todas as tentativas de mudanças, engendradas por um uns e outros. Houve, ao longo da história, algumas interferências de superiores eclesiásticos, mas, na essência o espírito evangélico permaneceu.
O lema profundo e frutífero de São Francisco: - Paz e Bem ? atravessou os séculos e, hoje, muitas pessoas o usam como cumprimento, saudação. No significativo pensamento de Francisco, encerra-se na ideia de que ? levando a Paz, constrói-se o Bem. Em um ambiente, no qual reine a Paz junto com o Bem, estará presente o Reino dos Céus. Era a harmonia pregada e vivida, nos inícios da Ordem Franciscana, mas, ainda vigente em nossos tempos, assaz conturbados.
Na época dos começos, a mensagem foi tão forte e aceita, que muitas guerras e rixas se acabaram e a paz reinou nas comunidades. Esta é a razão de se dizer que Francisco pacificou muitas localidades, apenas, pregando a Paz. Temos, inclusive, o Lobo de Gúbio, animal feroz e destruidor de pessoas e animais, o qual São Francisco conduziu a uma vivência pacífica com a população da aldeia. Desta maneira, muitos guerreiros e salteadores se converteram à paz e a vida das pessoas melhorou totalmente.
Atualmente, a humanidade passa por uma crise intensa de discórdias, rixas e total falta de paz e segurança. Está aberto o caminho para que um novo Francisco lance mais uma cruzada de pacificação de todas as populações. A mensagem de Paz e Bem foi eficaz, pois, São Francisco detinha um carisma especial de pregação e convencimento de todos. Talvez, em se rezando mais e seguindo as palavras persuasivas do nosso Pai, não consigamos a grande pacificação almejada.
A questão é somente dar o primeiro passo. Alguém prega a paz e a pratica, o exemplo poderá ser seguido, aos poucos, o número dos seguidores crescerá e semeará a paz entre todos. É uma experiência que vale a pena tentar. As pessoas só terão a ganhar e lucrar. Seja dado o primeiro passo e convidem-se muitos seguidores, a fim de formarmos um verdadeiro batalhão de pacifistas.
Na vida de São Francisco sempre reinou a simplicidade e a humildade e através destas virtudes chegou a todos os seres humanos, quer aos poderosos, quer aos humildes, quer os ricos, quer os pobres. Por isso que ele provocou tantas mudanças, aliás, tão fortes, que, ainda hoje, produzem frutos e resultados especiais.
Fica como sugestão para saudarmos as pessoas: - Paz e Bem. Isso formará uma corrente poderosa e eficaz em nosso meio social, até porque São Francisco chamava a todos de irmãos, mesmo os animais e outros seres.
Alfredo Scottini
Edição 1374
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).