Eleições e cidadania - Jornal Cruzeiro do Vale

Eleições e cidadania

01/06/2012 07:35

O período eleitoral se aproxima e, não raro, somos interpelados pelas ruas por acenos de mão, cumprimentos inconvenientes, enfim, os candidatos começam a sua caçada aos votos. A fragilidade politica em nosso país alerta para recorrentes problemas: candidatos sem vocação versus eleitores sem critérios. Cabe lembrar que há exceções, felizmente, sempre há.

Mas, o leitor pode estar se perguntando, o que cidadania tem haver com política? Com as eleições que se aproximam? Pois é meu povo, tem tudo a ver! Discorramos.

Cidadania é uma palavra que nos remete a ideia de direito. Direito de fazermos nossas próprias escolhas, embora, infelizmente, ao tratar-se da questão política, digo, o ato de votar, a cidadania assume uma característica, muitas vezes, dissociada da sua real finalidade.

O professor Hugo F. Vieira Neves, em entrevista concedida ao Programa Conversas Cruzada exibida pela TV COM,aborda a questão do voto facultativo, e de como ainda nossa cultura política é frágil, falta-nos maturidade democrática, o que, segundo ele, pode comprometer uma eleição no caso do voto facultativo.
É uma questão polêmica, até que ponto o povo possui maturidade eleitoral? Eu prefiro acreditar que o voto facultativo nem deveria ser assunto de pauta, pois, presume-se, que o povo veja no ato de votar a possibilidade de inferir, de transformar a realidade. Mas, de fato isso acontece?

Um breve recorte histórico nos lembra de que somos um país jovem, até pouco tempo atrás vivíamos sob o regime da ditadura militar, que teve seu término em 1985. Depois disso, ainda, somente era permitido aos homens votarem e, somente aqueles que tivessem renda superior a 150.000 reis. Quanto absurdo registrou a história de redemocratização do país.

Jamais devemos perder a esperança de que seja possível a formação de cidadãos conscientes de seus direitos, conscientes de sua efetiva participação na formação do cenário social. Podemos associar o exercício da cidadania à esperança de um mundo melhor, mais justo!

Nossa atuação será de alguns segundos em frente a uma urna eletrônica, contudo, essa breve e importante participação irá definir os rumos do nosso município, da sociedade, enfim.

Vale mencionar o papel dos professores na construção de uma consciência cidadã. Eles possuem a grande missão de sustentar sua pratica docente nas bases da cidadania, é fundamental para a criança perceber o mundo a sua volta, inserir-se no contexto social, pois dessa maneira, será possível criar uma nova consciência, um novo olhar sobre o que de fato é cidadania e o que ela representa em nossas vidas. Somente assim, tornar-se-á possível eliminar a cultura politica que incita a dependência.

O voto simboliza a liberdade de escolha, então, façamos isso direito. Analise a atuação dos candidatos, principalmente daqueles que estão numa reeleição! Boa sorte para todos nós!

Cassiane Schmidt |Gaspar

Edição 1393

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.