A duplicação da BR-470 - Jornal Cruzeiro do Vale

A duplicação da BR-470

29/07/2013 11:48

Alvaro Correia

Ex-parlamentar

 

É plenamente justificável o grau de euforia que toma conta da população do vale, a partir da assinatura da ordem de serviço para o inicio da duplicação da BR-470, trecho Indaial - Navegantes.

O importante ato que permite o início da tão acalentada obra, contou com a presença de 2 Ministros do Governo Federal, Governador do estado, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região, fato que da a verdadeira dimensão do seu alto significado.

Gostaríamos de fazer coro com a população do vale, porém, em se tratando da BR-470, que tanta decepção já causou, quando da construção do primeiro trecho Blumenau - Navegantes, é natural que mesmo querendo acreditar ainda tenhamos as nossas duvidas. 

É que apesar da sua indiscutível importância e absoluta necessidade para uma região altamente produtora como a nossa e que a anos vem sofrendo por falta de rodovias, ate agora nada disso tem sido levado em conta pelo Governo Federal.

Governo que nessas ultimas décadas tem tratado com indiferença e descaso a nossa pujante região que arrecada milhões para os cofres públicos. Apesar de ter fechado abruptamente a nossa estrada de ferro, que hoje faz uma enorme falta, nada nos deram em troca a não ser promessas e dissabores quanto a realização de obras publicas de há muito reclamadas. 

Quem não se revoltou com o drama da construção da BR-101, e com a pouca vergonha da conclusão das obras contra as cheias do Rio Itajaí que já demandam 50 anos? 

O trecho da B-470, Blumenau - Navegantes, solicitado pelos prefeitos do médio vale ao ex-presidente Garrastazu Médici quando de sua visita a Blumenau em 1971, pedido que foi aceito e aprovado e já em 1972 constava do II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) como obra prioritária e com recursos alocados no orçamento da União. 

Pois mesmo assim, a obra não andou, chegando a ficar paralisada por falta de verba a partir de 1977. Depois de muitos e desesperados apelos a Brasília, eis que em 25 de setembro de 1983, o ex-presidente Ernesto Geisel, vem a Blumenau.

A noite ao participar de um comício da Arena, assinou sob aplausos gerais, o Decreto-Lei 6.594, que incluía no plano Preferencial de Obras Rodoviárias do Governo Federal, o projeto de implantação e pavimentação, em 24 meses, da BR-470, entre Blumenau e Navegantes.

Apesar disso, a obra não prosperou e só foi concluída 20 anos após. Nós, que desde o inicio apoiamos e lutamos por essa obra, mesmo sem querer ser pessimista, temos ou não temos que ficar com o pé atrás quando se anuncia a sua duplicação? 

Quem nos garante que se o Governo Federal não vencer as eleições do ano que vêm, vai continuar as obras da 470? Mesmo nessa posição, mais por sabermos dos altos benefícios que trará a região, vamos torcer ardentemente para que essa duplicação se torne realidade.

 

 

Edição 1509

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