Uma vida marcada pelo amor e pela cumplicidade mútua - Jornal Cruzeiro do Vale

Uma vida marcada pelo amor e pela cumplicidade mútua

24/07/2012


fotopg9abrecolorMD.jpgCumplicidade, apoio e muita confiança são a base para um casamento sólido e duradouro. É necessário achar a alegria no outro e fazer dela sua felicidade para conviverem unidos por muitas décadas.

Rolandt Schönfelder, 91 anos, e Laura Schönfelder, 89 anos, já estão casados há 63 anos, e até hoje acreditam que um casamento é formado desta maneira.

Há cerca de 60 anos, Rolandt e Laura se conheceram no município de Indaial, em uma época onde os namoros eram muito diferentes. A senhora de 89 anos ainda lembra muito bem como foi o início de seu relacionamento com o marido. Encontros sem o acompanhamento de alguém de confiança não eram permitidos e saídas noturnas então, como diz Laura, nem pensar. A religião também era levada em consideração, e por este motivo Rolandt foi o primeiro, e até hoje o único, namorado de Laura.

Com um pequeno sorriso no rosto e imersa em muitas memórias, a simpática senhora ainda recorda do dia em que conheceu o futuro marido, aos 23 anos de idade, e ele aos 26. Concentrada em seu trabalho, e com pouco tempo de sobra para namoros, Laura nunca foi vista com nenhum namorado até os 23 anos. Ao ver Rolandt passando pela rua para ir trabalhar, sua amiga de trabalho lhe disse que aquele era um homem bom, bem visto na cidade e que seria um bom namorado.

Porém, Laura só conheceu o jovem um tempo depois, em uma viagem a Pomerode. Rindo, ela diz que o futuro marido pediu para sentar-se ao seu lado no ônibus e ela aceitou. A partir daí, começaram o namoro. Após quase três anos, casaram-se em Gaspar, na casa da família de Laura.

Como ambos trabalhavam em Indaial, eles alugaram uma casa naquele município, mas ficaram apenas um mês, já que, a pedido do pai de Laura, Rolandt e sua esposa compraram um restaurante no Centro da cidade Coração do Vale, que mais tarde se transformou no conhecido Bazar União, e desde então contribuem para o crescimento do comércio gasparense.

Durante todos esses anos, o querido casal construiu uma bela e unida família, formada por três filhos, seis netos e dois bisnetos.


A história de Rolandt e Laura

Rolandt Schönfelder nasceu no dia quatro de novembro de 1920, no município de Indaial. Filho de Hodwig e Lídia Schönfelder, com forte ascendência alemã, Rolandt começou a trabalhar ainda adolescente, no escritório de uma grande empresa do município, onde permaneceu até mudar-se para Gaspar, após se casar. Esforçado e trabalhador, o senhor de 91 anos encontrou em Gaspar uma profissão para qual se dedicou por muitos anos: comerciante.

Nascida em Gaspar, no dia dez de maio de 1923, no bairro Poço Grande, Laura Schönfelder também tem forte ascendência alemã. Ela começou a trabalhar cedo, aos 16 anos, depois de iniciar um curso de costura. A partir daí, Laura ficou conhecida em diversas cidades do Estado por suas roupas de alta costura, chegando a morar em Blumenau, Rio do Sul, Timbó e Indaial por algum tempo.

A senhora Schönfelder também se alegra ao lembrar-se de sua antiga profissão. Muitas famílias fizeram parte de sua vida, já que como costureira Laura morava por alguns meses na casa de seus clientes, e até hoje elas estão guardadas em seu coração e em suas memórias. Mesmo amando a profissão, ela não se arrepende de ter voltado à cidade natal para se dedicar ao estabelecimento comercial junto com seu marido.

Trabalho e dedicação

fotopg9retranca2colorMD.jpgNa década de 1950, o casal comprou o Bar e Restaurante União. Em pouco tempo, Rolandt e Laura ganharam a confiança dos gasparenses e daqueles que passavam pelo município, com seus deliciosos pratos. O Restaurante foi crescendo, assim como o público, e Rolandt começou a comprar brinquedos de madeira e chaveiros para vender no local. Os clientes aprovaram a ideia, e cada vez mais produtos diferenciados foram sendo comercializados.

Após alguns anos, eles decidiram fechar o restaurante e continuar com a venda de vários produtos, transformando o local no conhecido Bazar União.

Hoje, o casal ainda vive na região Central de Gaspar. Rolandt, sentado em uma cadeira na cozinha de sua casa, e Laura, ao seu lado feliz por partilhar de tantas lembranças, levam consigo muitas histórias somadas em suas longas vidas. O casal é um exemplo de que o tempo pode ser algo muito generoso, que traz alegrias, ensinamentos e muita sabedoria àqueles que sabem aproveitá-lo.

Edição 1408