Abrigos informais de animais recebem ajuda do município - Jornal Cruzeiro do Vale

Abrigos informais de animais recebem ajuda do município

10/04/2015

fotopg10abrecolroGG.jpgApós decisão liminar da 2ª Vara da Comarca de Gaspar, a Prefeitura de Gaspar passou a auxiliar os abrigos informais de animais do município. A liminar, concedida pelo juiz Raphael de Oliveira e Silva Borges em dezembro do ano passado, determinava que a prefeitura cadastrasse os animais acolhidos em abrigos informais da cidade, auxiliasse os responsáveis com materiais e estrutura e promovesse visitas periódicas da Vigilância Sanitária.

De acordo com a procuradoria-geral do município, a liminar já está sendo cumprida pelo poder municipal. O trabalho iniciou neste ano, quando uma equipe técnica da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Agricultura passou a fazer visitas a esses locais com o objetivo de orientar os responsáveis a respeito de melhorias para o bem-estar animal e levantar informações como gastos e cuidados tomados. ?Durante as visitas, constatamos que todos os animais que vivem nesses locais estão sendo bem tratados?, pontua o diretor de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Venske.

Microchips

Com o trabalho, a prefeitura conseguiu identificar três abrigos que contam, atualmente, com 347 animais. Segundo a procuradoria, a maioria deles já está cadastrada. Após as visitas, a prefeitura deu início a outra etapa. No final de março, foi lançada uma licitação para a aquisição de microchips e equipamentos para identificação eletrônica dos animais. O pregão 42/15 já foi concluído e, em breve, o material passará a ser utilizado nos abrigos. Outra licitação que também deve ser lançada nos próximos meses terá como objetivo a compra de vacinas. Em relação à aquisição de ração e outros medicamentos aos animais dos abrigos, ajuda que também havia sido solicitada na liminar, a prefeitura ainda analisa como deverá proceder  nestes casos. 

Edição 1677
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.