A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou na quarta-feira, dia 5 de junho, que registrou a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária. Este foi o primeiro caso no mundo de infecção pelo vírus da Influenza A.
A vítima é um homem de 59 anos, que morreu na Cidade do México no dia 23 de maio. Ele não tinha histórico de exposição com aves ou outros. Porém, tinha outras condições médicas pré-existentes. Informações da família são de que ele ficou acamado três semanas antes dos sintomas agudos da doença. Ele teve febre, falta de ar, diarreia, náusea e mal-estar.
A coleta de uma amostra respiratória confirmou se tratar de influenza A.
Um surto de H5N2 foi registrado em uma granja no estado de Michoacán, próxima ao local em que o homem morava. Porém, este é o primeiro caso humano confirmado.
No Brasil, já foram confirmados 165 focos de gripe aviária, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Nenhum dos casos é da mesma variante identificada no México. Até o momento, não há casos registrados em humanos.
A transmissão pode ocorrer pelo contato direto com animais ou ambiente infectados.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).