Aliado para a avaliação corporal - Jornal Cruzeiro do Vale

Aliado para a avaliação corporal

30/10/2015
Aliado para a avaliação corporal

As avaliações físicas antes de se iniciar a prática de exercícios são muito comuns nas academias de ginástica. Mas, em geral, a análise leva em conta apenas o peso e o percentual de gordura estimado das pessoas. Para dar mais exatidão a avaliação corporal, a tecnologia pode ser uma aliada. O analisador corporal Inbody 120, por exemplo, está no mercado para cumprir objetivos como conceder melhor orientação aos praticantes de exercício físico.


O equipamento é semelhante a uma balança, é possível analisar a quantidade de água presente no organismo do indivíduo; proteínas e minerais; massa muscular e massa de gordura; massa magra de cada segmento corporal; nível de gordura visceral, ou seja, presente em meio aos órgãos; entre outros dados. “É o exame mais completo e preciso para avaliação da composição corporal. Além disso, em poucos minutos você tem todos os resultados, sem agulhas ou qualquer outro desconforto”, explica a fisioterapeuta Gabriela Murara Junckes.


A grande vantagem do Inbody, segundo Gabriela, é que com os dados, é possível desenvolver um plano de exercícios físicos totalmente personalizado para o emagrecimento saudável.


Avaliação completa

Gabriela explica que o exame com o Inbody é apenas uma etapa da avaliação física ideal. É preciso também fazer análise da força, flexibilidade, mobilidade, postura e condicionamento cardiorrespiratório de cada paciente. Segundo ela, uma análise mais completa também permite a prescrição de exercícios de acordo com a realidade de cada paciente. A fisioterapeuta alerta que após o início da prática desportiva é essencial fazer o acompanhamento periódico, para avaliar os resultados obtidos e propor melhorias nos treinos. “Se você não medir os resultados periodicamente, vai deixar de obter melhores resultados”, afirma.


Dicas para começar a fazer exercícios

- Consulte um fisioterapeuta para obter uma boa avaliação da sua condição física. Todos podem fazer exercícios, desde que adequados a sua saúde e capacidade.

- Faça o que está ao seu alcance, nem sempre é preciso se matricular em uma academia. Você pode praticar exercícios ao ar livre ou em casa mesmo, basta ter uma orientação correta.

- Decida começar e dedique-se pelo menos 30 minutos por dia para a prática de exercícios físicos.

- Avalie periodicamente os resultados obtidos com um profissional. Isso irá promover melhorias na rotina de exercícios e motivar para novas metas e desafios.

- Beba bastante água, alimente-se de forma saudável e durma bem. Isso tudo lhe dará mais disposição para a prática de exercícios.

 

Edição 1722