Pet friendly: portas abertas para os animais - Jornal Cruzeiro do Vale

Pet friendly: portas abertas para os animais

02/09/2015
Pet friendly: portas abertas para os animais

De olho no bem-estar de famílias e bichinhos, mas também em um mercado que cresce dia a dia, diversos estabelecimentos comerciais começam a voltar os olhares para a política amigável aos animais, conhecida como pet friendly. A recente pesquisa do IBGE, que apontou um número de 52 milhões de cães em todo o Brasil, presentes em 44% dos domicílios, e 22 milhões de gatos, em 17,7% das residências brasileiras, despertou de vez muitos empreendedores para a necessidade de se adequar a essa realidade.

Desde junho deste ano, o Shopping Park Europeu, de Blumenau, passou a aceitar que os clientes levem seus cães para passear nos corredores e também nas lojas do estabelecimento. Hoje, mais da metade dos lojistas já aderiu à ação e instalou o adesivo Pet Friendly, que permite a entrada de clientes com cães ou gatos. Como em todo lugar, o Park Pet definiu regras: os cães não podem frequentar a praça de alimentação e o cinema e devem ficar no colo nas escadas rolantes. Para os mais fortinhos, a opção é o elevador. Coleira e guia são obrigatórios e cães acima de 20 quilos devem usar também focinheira.

?Orientamos os lojistas e as equipes de segurança e limpeza sobre as mudanças e todos reagiram muito bem. A experiência está sendo tão boa que lojistas que inicialmente ficaram em dúvida logo em seguida já aderiram ao Park Pet. Mais de 90% das pessoas foram favoráveis. É uma tendência em shoppings do mundo todo e, aqui, ajudou a oferecer um espaço para as pessoas passearem com os cães?, afirma o assistente de marketing do Shopping Park Europeu, Álvaro Neto.

Segundo ele, a maior incidência de famílias acompanhadas dos animais nos corredores do shopping ocorre nos fins de semana. O estabelecimento estuda parcerias para oferecer mais serviços aos pets.

Regiane e Palito aprovaram
A assistente de marketing Regi Santos e o seu cachorro Palito já foram passear no shopping após a medida. Segundo ela, o shopping estava bem sinalizado sobre locais em que era permitido passear com o cão e os funcionários se mostraram  preparados para ajudar. ?Foi muito tranquilo. Fizemos o cadastramento no espaço cliente e ganhamos biscoitinhos para o Palito e também pacotinhos para recolher a sujeira dele caso fosse necessário. Eu confesso que gosto bastante de poder ir ao shopping com meu cachorro. Como trabalho o dia inteiro e tenho aula à noite, passo pouco tempo com o Palito. A cidade ainda não oferece boas opções de lazer ou parques para quem tem cão, então facilita muito", ressalta.

Parque Ramiro se rende aos cães
Não é apenas o comércio que está atento à necessidade de espaços para cães e animais de estimação. Todo fim de mês, os parques Ramiro Ruegier e Vila Germânica vão dar uma pausa na proibição a animais para realizar o ?Cão na Vila? e o ?Cão no Parque?. A ação é voltada ao convívio consciente dos cães e seus donos e permitirá que os cães passeiem pelo parque e pela Vila. Os donos, é claro, devem levar sacolinhas e colaborarem com o convívio em harmonia com os demais frequentadores dos espaços. A ação faz parte da programação de aniversário de 165 anos de Blumenau.