Não é porque gatos são animais mais independentes do que cachorros que os cuidados necessários aos donos dos felinos são menores ou dispensáveis. Quando o assunto é comida, por exemplo, às vezes a dificuldade de aceitação do gato a determinado tipo de alimento faz o dono buscar alternativas que podem ter consequências graves. Algumas atitudes erradas dos donos podem trazer problemas para a saúde do pet.
Confira abaixo três erros comuns na alimentação dos gatos:
1. Alimentar com comida de cão
Gatos que vivem em companhia de cães podem sentir apetite pela ração canina e passar a ignorar a própria ração. Mas optar por ração de cão é um grande engano. Gatos, por exemplo, precisam de mais proteína que os cachorros. Se um gato for alimentado por longos períodos com ração canina, ele pode desenvolver deficiências nutricionais, cegueira e até morrer.
2. Dar comida de gente ao gato
Alimentar gatos com comida para humanos é igualmente perigoso. Gatos são sensíveis e não toleram gorduras e temperos, o que pode causar diarreia e vômito. Além disso, existem comidas que são absolutamente fatais para os felinos, mesmo que sejam bastante saudáveis para os humanos. Entre essas comidas estão cebola, alho e chocolate.
3. Optar apenas por rações secas
As rações úmidas são mais palatáveis que as secas e, por isso, às vezes são as preferidas dos gatos. As rações secas contêm pouca água, o que é ruim, e contêm alta quantidade de carboidratos, nutriente do qual os gatos não têm tanta necessidade. O ideal é intercalar rações secas e úmicas e não servir as duas misturadas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).