Cautela ao ir além da ração: comidas que são ameaças aos cães - Jornal Cruzeiro do Vale

Cautela ao ir além da ração: comidas que são ameaças aos cães

14/09/2015
Cautela ao ir além da ração: comidas que são ameaças aos cães

Não importa se seu cão está com fome ou se acabou de esvaziar o pote de ração. Basta você começar a preparar uma refeição ou pegar algo para enganar a fome que ele logo se põe aos seus pés e lhe lança aquele olhar de quem pede um pedaçinho. Se você é daqueles que uma vez ou outra não resiste à expressão do seu pet e acaba abrindo exceções, fugindo do ideal de manter apenas a ração como alimentação, fique atento. Nem sempre os alimentos consumidos por nós, seres humanos, podem ser ingeridos pelos cães. Em alguns casos, substâncias podem causar intoxicações e levar até a morte. Confira abaixo 10 dos principais alimentos nocivos para os cães e que NÃO devem ser consumidor por cães. Mas lembre-se: há outros alimentos que podem fazer mal, então tome cuidado com armários baixos e converse sempre com o veterinário sobre o assunto:

Dez alimentos proibidos

- Café, chá, cafeína e outros: A cafeína em alta quantidade, acima de 63mg por quilo de peso do cão, é tóxica para os cães.

- Abacate: O abacate tem uma substância chamada Persin, altamente tóxica para os animais. Pode causar vômito, diarreia e consequências mais graves. Em caso de plantações, o ideal é cercá-las.

- Álcool: Cães jamais devem ingerir qualquer quantidade de bebida com álcool: cerveja, vinho etc. Os danos podem ir desde vômito e diarreia até a morte.

- Leite e derivados: O leite ou seus derivados (queijos, sorvete) podem fazer muito mal para o cachorro, provocando vômitos, diarreia e alergias de pele.

- Batata crua, verde ou com casca: As batatas cruas contêm solanina, que pode ser tóxica para os cachorros. As verdes também possuem a mesma substância e não devem ser dadas aos cães nem cozidas.

- Uvas e passas: Existem casos reportados de cães que sofreram reações tóxicas ou morreram depois de ingerirem uma grande quantidade de uva ou uva-passa. A substância que causa essa intoxicação não foi identificada, mas causa um problema renal no cão.

- Sal: O sal não faz bem para pessoas e nem para cães. Aumenta a pressão arterial e pode provocar sede excessiva, xixi excessivo e intoxicação por íons de sódio.

- Cebola e alho: Ambos possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil. Nos cães, ela destrói os glóbulos vermelhos do sangue, causando uma anemia muito forte, o que pode exigir até transfusão de sangue para que não se torne fatal.

- Chocolate: Chocolate contém uma substância altamente tóxica para os cães, a Teobromina. Quanto mais escuro um chocolate é, mais Teobromina contém. Os sintomas de envenenamento aparecem quando o cão comeu acima de 45mg por peso, podem levar à morte e não há antídoto para reverter a superdosagem de Teobromina.

- Doces: Doces, balas, pães, pasta de dentes e alguns produtos diet são adoçados com xilitol. Essa substância pode causar aumento na insulina que circula no corpo do cachorro. Isso pode diminuir o açúcar do sangue e levar a problemas renais. Sintomas iniciais: vômito, letargia, perda da coordenação. Podem ocorrer também convulsões

 

Fontes: Site Tudo sobre cachorros e Pet Health Center