Nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, o major Eduardo João Steil assumiu o comando da Polícia Militar de Gaspar. Ele substitui o 1º Tenente Luís Eduardo Dias Miguel, subcomandante que atuava como comandante interino desde 11 de julho, quando o comandante anterior, major Leandro dos Santos, assinou a reserva remunerada.
O novo comandante destaca que sua gestão será voltada ao fomento do bom relacionamento com instituições interligadas ao tema Segurança Pública. “Com o objetivo de assegurar a missão precípua de preservação da Ordem Pública em nossa região, respeitando os direitos humanos e agindo na proteção da integridade física e do patrimônio dos cidadãos Gasparenses, com ética profissional”.
Major Eduardo João Steil garante que vai contar com o apoio dos demais policiais militares e, sobretudo, do tenente Miguel, que vai auxiliá-lo nesse comandamento. “Posso adiantar também que iniciarei o comando visando à construção de um novo quartel, já que dispomos de um terreno cedido pelo município, no qual buscaremos esforços para consolidarmos, futuramente, um Batalhão de Polícia Militar, trazendo, consequentemente, um maior efetivo para a região”. Para alcançar esses objetivos estratégicos, o comandante elenca três valores que está decidido sempre a buscar: proteção da sociedade, ética profissional e espírito miliar. “Nossa primeira responsabilidade é a proteção de todas as pessoas e de seus patrimônios; a segunda é com a ética e com o compromisso profissional na defesa da Lei e da Ordem Pública; e a terceira é manter elevado o espírito militar da corporação perante à sociedade”.
O novo comandante da Polícia Militar de Gaspar, major Eduardo João Steil, é natural de Itajaí e tem 42 anos. Deu início à trajetória na Polícia Militar em 1º de outubro de 2009 e concluiu o curso de formação oficiais em 2011, quando foi declarado aspirante a oficial. Além dos cursos de formação, aperfeiçoamento de oficiais, major Eduardo é egresso da Polícia Civil do estado de Santa Catarina, onde atuou como investigador policial, formado na Acadepol no ano de 2002, bem como atuou como escrivão de polícia, com formação na Acadepol em 2008.
Major Eduardo é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2007; e pós-graduado em Segurança Pública lato-senso, pós-graduado em Inteligência Criminal e em Inteligência Policial para oficiais, pela Polícia Militar do estado de São Paulo.
Como oficial na PMSC, exerceu as funções de corregedor e chefe da agência de inteligência no 8? batalhão de polícia, em Joinville, até sua aprovação no concurso para piloto de helicóptero do batalhão de aviação, onde exerceu a função de piloto, comandante de operações aéreas, de 2015 a 2022, nas cidades de Lages e Balneário Camboriú. Comandou a 2ª companhia do 31º batalhão, na região do Vale do Rio Tijucas, companhia essa que compreendia os municípios de Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino. Por último, trabalhou no 3º comando regional da PMSC, nas funções de chefia do COPOM e corregedor do 3º comando regional.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).