De janeiro a outubro de 2024, 374 operações da Polícia Civil em todo o estado de Santa Catarina tiveram a participação de cães. Isso é possível graças ao trabalho da Coordenaria de Operações Policiais com Cães (COPC), que possui 26 cães altamente treinados para as demandas de todo o estado. “Entre as nossas especialidades, trabalhamos com a detecção de drogas, detecção de armas de fogo, busca e captura de criminosos e, mais recentemente, em um novo serviço que estamos oferecendo às nossas unidades policiais: a detecção de restos mortais. Em 2024, estivemos presentes em 374 operações, mostrando a crescente demanda pelo uso da cinotecnia policial como forma de fazer a identificação de autoria e materialidade de crimes nas operações da PCSC”, frisou o delegado Moretto, coordenador do COPC.
Para atender todas as demandas do estado, foram criados 15 Núcleos regionais, que ficam em São José, Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma, Canoinhas, Curitibanos, Lages, Xanxerê, Concórdia, Chapecó, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste.
O número de operações com cães vem crescendo graças à COPC. Como comparativo, em 2023 todo foram 325.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).