Caso Jaguar entenda as etapas do julgamento de Evanio Prestini, motorista embriagado que causou acidente e matou duas jovens em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Caso Jaguar: entenda as etapas do julgamento de Evanio Prestini, motorista embriagado que causou acidente e matou duas jovens em Gaspar

19/06/2024

Começa às 9h desta quarta-feira, dia 19 de junho, o julgamento de Evanio Prestini. Ele é acusado de dirigir embriagado e provocar um grave acidente na BR-470, em Gaspar, que resultou na morte de duas jovens. O júri popular acontece quase cinco anos e meio depois do acidente, registrado em fevereiro de 2019.

A previsão é de que o julgamento siga até quinta-feira, dia 20. Entenda quais serão as etapas do júri:


- Primeiro, será realizada a chamada dos jurados, titulares e suplentes convocados. Eles serão informados sobre os deveres e importância da função e também sobre o que impede uma pessoa de ser jurada.


- Na sequência, será realizado o sorteio que vai definir quais serão os sete jurados que vão compor o Conselho e Sentença. Todos vão fazer um juramento.


- O julgamento começa com o depoimento das vítimas. Depois, das testemunhas: serão cinco de acusação e cinco de defesa. Os jurados vão poder fazer perguntas por intermédio do juiz.


- Depois das testemunhas, Evanio Prestini será interrogado, caso esteja presente. Primeiro, pelo juiz. Depois, pelo Ministério Público. E, na sequência, vai responder perguntas feitas pela defesa. Ele possui o direito constitucional de ficar em silêncio.


- Após a etapa de depoimentos, começa a fase de debates entre acusação e defesa. Ambos vão ter uma hora e meia para defenderem suas teses, iniciando pela acusação. Após este período, pode haver réplica (acusação) e tréplica (defesa), com duração de mais uma hora.


- Após os debates, o plenário será esvaziado, permanecendo apenas os jurados, a escrivã, os promotores e os defensores. O voto será secreto.


- Encerrada a votação, haverá um intervalo para que a juíza possa elaborar a sentença com base no resultado da votação. Em seguida, todos vão retornar ao plenário para acompanhar a leitura da sentença.

 

 

Edição 2158

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.