Ilhota ganhou destaque internacional neste fim de semana. Uma dupla do Corpo de Bombeiros Voluntários do município conquistou o 4º lugar geral no 3º Encontro Latino-Americano de Resgate Veicular e Trauma, realizado em Concórdia, reunindo equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar e salvamento em acidentes de diversos países.
A dupla formada pelo chefe de socorro Jesmiel dos Santos Falcão e pela bombeira voluntária Maria Eduarda Batista brilhou nas provas técnicas da competição. Os socorristas ilhotenses alcançaram o 2º lugar na prova Standard (atendimento a uma vítima) e o 3º lugar na prova Complex (com duas vítimas), garantindo assim a 4ª colocação na classificação geral do evento — um feito inédito na história da corporação.
A jovem Maria Eduarda Batista, de 20 anos, começou sua trajetória ainda criança, como integrante do projeto Mirim e Aspirante dos Bombeiros Voluntários. “Entrei com 10 anos no projeto Mirim e Aspirante e com 17 anos para turma de formação, me formando aos 18. Sendo assim, já estou há 2 anos formada e atuando no efetivo da corporação”, conta. Esta foi a segunda competição em que participou, mas a primeira em nível latino-americano.
Ao final do evento, o sentimento era de dever cumprido: “Voltamos para casa, nossa família e para nosso quartel com a sensação de missão cumprida. Trazer para nossa cidade o 4º melhor atendimento da América Latina e levar o nome da nossa corporação para tão longe é um sentimento inexplicável. Orgulho, emoção e muita gratidão definem esse resultado!”, celebra a bombeira.
Jesmiel dos Santos Falcão, de 25 anos, atua nos Bombeiros Voluntários de Ilhota desde 2019 e destacou a importância histórica da participação: “Outras vezes tive a oportunidade de representar a corporação em eventos menores, como o Desafio Estadual de Trauma em 2022, quando conquistamos o 5º lugar. E em 2024, o 4º lugar. Entretanto, participar de um evento dessa magnitude e proporção foi a primeira vez de uma equipe do CBV Ilhota, o que é gratificante demais”.
Para ele, a colocação é resultado direto de muito esforço e treinamento: “Ficamos contentíssimos pela conquista e reconhecimento, onde conseguimos colocar em prática tudo aquilo que aprendemos desde o início da formação como bombeiro, aprimorando com muitos treinos, que por vezes estendiam-se noite adentro. Por fim, o sentimento é de gratidão, por cada suor derramado, esforço e estudo, afinal, levar o nome da instituição e ter o reconhecimento do nosso atendimento, não tem preço”.
Jesmiel também aproveitou para agradecer à corporação pela confiança: “Agradeço à corporação de Ilhota pela confiança e oportunidade em poder representá-la em um evento de nível internacional. Isso mostra que a corporação está cada vez mais qualificada e seus bombeiros possuem um dos melhores atendimentos da América Latina. A sensação é de dever cumprido com a minha corporação, afinal, podemos levar cada vez mais o nome de Ilhota para novos caminhos”.
Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ilhota, Carlos Rampelotti, o resultado é reflexo direto da dedicação e preparo da equipe: “Com certeza, é uma satisfação muito grande tê-los na corporação. O resultado era de se esperar, pois ambos estão constantemente buscando conhecimento e capacitação. A prova mostra que estamos no caminho certo, sempre trabalhando para dar o melhor atendimento à nossa comunidade”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).