Troca de ladrilhos históricos de igreja por porcelanato gera polêmica em Nova Trento - Jornal Cruzeiro do Vale

Troca de ladrilhos históricos de igreja por porcelanato gera polêmica em Nova Trento

29/08/2016
Troca de ladrilhos históricos de igreja por porcelanato gera polêmica em Nova Trento

Um projeto de reforma da Igreja São Virgílio, de Nova Trento, na Grande Florianópolis, gera polêmica entre a comunidade. A paróquia da cidade propôs fazer mudanças na edificação, e entre os pontos está a troca dos ladrilhos históricos por porcelanato. Neste domingo (28) haverá uma reunião na igreja para avaliar a proposta.

A construção em estilo gótico romano foi iniciada em 1939 e ficou pronta em agosto de 1942. Os ladrilhos são originais da época. Na internet, já há abaixo-assinado para que o piso não seja removido. Entidades também se manifestaram contra.

De acordo com historiadora Vanessa Celis Ruberti, também estão previstas mudanças nos altares e retirada da nave central da igreja. "Detalhes que afetariam a estrutura arquitetônica e que compõe o templo religioso", disse a especialista.

"Não está sendo procurado fazer uma restauração da igreja, estão querendo fazer uma reforma com descaracterização total da igreja", opina o arquiteto Cleber Archer.

O caso ganhou projeção internacional. "Nós temos cartas de apoio da província de Trento [na Itália], que é de onde vieram imigrantes que construíram, contra", disse o presidente do Circolo Trentino, Arno Archer Júnior.

A paróquia disse que só vai se manifestar após a reunião de domingo.

Impedimento legal

A igreja é considerada, por lei municipal, patrimônio de excepcional valor histórico e precisa de autorização da prefeitura para passar por reformas. O projeto ainda não foi entregue ao município.

Conforme o assessor jurídico da prefeitura, Alex Berghahn, o projeto atual não seria aprovado. "Seria um impedimento legal. Não haveria como autorizar uma reforma por ser prédio histórico e não comportaria a alteração de características originais conforme disposição legal", disse Berghahn.

 

Fonte: G1 Santa Catarina

Comentários

Mauro Demarchi
31/08/2016 19:53
As igrejas antigas eram construídas para elevar o homem a Deus, apontando para o céu, seus altares tinham como centro a imagem de Cristo, sempre. Hoje setores da igreja querem igrejas protestantosas, sem sacralidade, que apontem para o ministro e não para Deus. Querem casas de show e não casas de oração. Se a comunidade não reagir, certamente destruirão o patrimônio.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.