Em uma semana, sete pontos se tornaram impróprios para banho em Florianópolis, conforme o segundo relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), que, durante a temporada de verão, analisa semanalmente 214 pontos do litoral de Santa Catarina.
Em Florianópolis, 24 dos 75 dos locais avaliados não estão aptos para os banhistas. A praia com mais locais impróprios é Canasvieiras, com cinco, seguida por Ingleses e Lagoa da Conceição, com dois cada (veja o relatório completo).
"O ciclone e as chuvas do final de semana que atingiram diretamente a capital interferem no resultado. As chuvas levam as sujeiras das ruas direto para o mar", diz o técnico de laboratório Marlon Daniel da Silva.
O documento mostra que Santa Catarina continua com 79,4% dos pontos analisados próprios para banho, o mesmo número do primeiro relatório. Nove pontos se tornaram próprios e outros nove ficaram impróprios.
Conforme a Fatma, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado.
Os pontos analisados ficam nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos,Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).