Sem Oktoberfest, economia local perde até 70% do faturamento no mês de outubro - Jornal Cruzeiro do Vale

Sem Oktoberfest, economia local perde até 70% do faturamento no mês de outubro

09/10/2020
Sem Oktoberfest, economia local perde até 70% do faturamento no mês de outubro

A decisão da Prefeitura de Blumenau de suspender a Oktoberfest 2020 pertence àquele grupo de notícias que ninguém quer ler, ouvir ou assistir. A perda deve chegar a R$ 240 milhões, de acordo com estimativa dos organizadores.

Sem a tradicional festa, o setor de serviços de Gaspar sofre ainda mais os efeitos da retração da economia, fragilizada pela pandemia. Julinho Zimmermann, proprietário de uma rede de postos de combustíveis, diz que uma mudança de cenário, como a que aconteceu em 2020, afeta os negócios na cidade. Sem a Oktoberfest, o impacto que é sentido no comércio também chega ao seu ramo de atuação.

“O visitante que vai a Blumenau passa por Gaspar, usa automóvel, abastece, consome nas lojas de conveniência. É uma mudança considerável”, avalia. Segundo ele, seu faturamento recebe um incremento de 5% durante o mês de outubro. “Se pensarmos que o crescimento anual do nosso segmento em termos de Brasil é de 5%, então esse aumento no faturamento é bastante significativo”, explica. Otimista, acredita que o pior já passou e que, aos poucos, a economia local voltará ao normal em breve.

Vânia Spengler, responsável pelo setor de compras do Raul´s Restaurante e Churrascaria, diz que a perda de receita é inevitável, pois o evento mexe financeiramente com toda a cidade. “O turista que vem para a festa e se hospeda aqui sai durante o dia, almoça e janta no Restaurante, e esse ano a realidade será bem diferente. Nosso maior movimento relacionado ao turismo acontece no jantar”, coloca. Vânia lembra que o estabelecimento está atendendo de forma reduzida, e que não serão contratados novos funcionários em outubro.

Angela Pereira Spengler, coordenadora de reservas e financeira do Hotel Raul’s, confirma a importância da festa para o estabelecimento. “Certamente, a Oktoberfest é o maior evento do ano para o hotel. Pensar no mês de outubro sem os turistas circulando pela região, e claro, sem as reservas habituais, causa muita estranheza. Será um impacto considerável esta ausência da festa em termos de diminuição de receita”, projeta.

Segundo Angela, as redução pode chegar a cerca de 70% nas hospedagens em relação a outubro do ano passado. Pela proximidade de Blumenau, Gaspar também será afetada tanto no comércio local como nos estabelecimentos que vivem do turismo. “Para este final de ano, nossa expectativa está no turismo regional, que deve dar uma aquecida. Depois de todo o período em que vivemos com o distanciamento social, as pessoas estão muito inclinadas a sair e passear, é o que esperamos”, finaliza.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale

 

 

Edição 1972

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.