As comemorações dos 163 anos de Blumenau terão seu ponto alto na próxima segunda-feira, 2 de setembro, dia de fundação do município. Homenagens e o tradicional desfile pela rua XV de Novembro são alguns dos eventos programados para a data e que prometem reunir os blumenauenses numa grande festa. Já no início da manhã, às 8h, uma solenidade no Mausoléu Dr. Blumenau vai homenagear o fundador da cidade Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e sua família. Em seguida, às 9h30, inicia o desfile festivo com o tema "Blumenau e sua diversidade cultural". A saída será na Alameda Rio Branco, em frente a Flamingo, em direção ao alto da rua XV.
Homenagens
O evento no Mausoléu Dr. Blumenau inicia com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal de Blumenau. Em seguida, em um ato simbólico, autoridades e representantes de entidades farão a colocação de uma corbella de flores no túmulo do Dr. Blumenau e família. Para representar a importância do canto que sempre esteve presente na vivência dos colonizadores da cidade, o momento terá a presença do tenor Ricardo Hass, que encantará o público com duas canções do folclore germânico. Finalizando a solenidade, o prefeito Napoleão Bernardes fará o discurso de felicitação às conquistas alcançadas ao longo destes 163 anos de fundação do município.
Desfile
Esta edição do desfile de aniversário de Blumenau contará com a participação de 84 entidades, incluindo 10 carros alegóricos e 20 bandas e fanfarras. O desfile será aberto pelo 23º Batalhão de Infantaria, que atualmente conta com mais de 600 militares, e traz sua renomada banda musical que promete atrair todos os olhares. A Banda Municipal de Blumenau, criada em 1962, também irá abrilhantar o evento. Além disso, Dr. Blumenau e os primeiros imigrantes serão representados num movimento que irá relembrar a saga dos colonizadores e os projetos que eles trouxeram para o município. Entidades e organizações não governamentais, como o Centro Terapêutico Vida e a Cruz Azul no Brasil, dão a sua contribuição destacando a importância e a capacidade de evolução do ser humano.
Cientes da importância da educação para o pleno desenvolvimento da cidade, órgãos e instituições de ensino também vão marcar presença no evento. A Secretaria Municipal de Educação, que comanda 127 unidades de ensino, sendo 50 escolas, 77 centros de educação infantil e duas unidades de apoio, participa do desfile valorizando o passado e o presente das gerações que construíram a história da educação em Blumenau. Cedup Hermann Hering, Senai e Senac também darão sua contribuição. Destaque da educação ainda para as bandas e fanfarras, que serão 20 neste ano. Elas são a verdadeira alma do desfile e representam o trabalho desenvolvido diariamente na busca por um ensino que contemple o desenvolvimento dos alunos em sua totalidade.
A preocupação do município com o bem-estar animal também será externada para a população com a presença da Diretoria criada em janeiro deste ano especialmente para atender essa demanda da sociedade. Com um bloco de animais domésticos, participam também as Organizações Não Governamentais (ONGs) Focinho Feliz; Associação dos Defensores dos Animais de Blumenau (Adab), Hachi e Aprablu, além de pessoas da comunidade que desenvolvem algum trabalho diretamente ou indiretamente em defesa dos animais. Como não poderia faltar, cultura e tradições devem encantar a todos através da apresentação da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, Centro Cultural 25 de Julho e da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí.
O espírito aventureiro se perpetua com a galera do Clube de Aventureiros de Blumenau Albatroz Junior e do Clube de Desbravadores Everest de Blumenau. Já o agito e animação ficarão por conta da presença dos grupos do Jeep Clube de Blumenau, Moto Clube Espalha Lama de Blumenau e Bigornas Moto Clube que vêm com toda a adrenalina que as competições em trilhas trazem e fecham o desfile.
Texto: Talita Catie | Assessora de Comunicação
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).