Secretaria de Saúde orienta sobre utilização de vasos nos cemitérios - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretaria de Saúde orienta sobre utilização de vasos nos cemitérios

31/10/2012

Com a proximidade do Dia de Finados, nesta sexta-feira, 02 de novembro, o Programa de Controle da Dengue de Brusque intensifica o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A Secretaria de Saúde enviou um documento para as igrejas e os cemitérios com orientações sobre utilização de vasos de plantas, conforme a Lei Estadual nº 15.243/2010. O objetivo é que os líderes religiosos repassem as informações aos fiéis para evitar a formação de pontos com água parada, considerados criadouros do mosquito da dengue.

Nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, a equipe do Programa de Controle da Dengue também realizará ação educativa nos cemitérios, orientando a população que estiver fazendo limpa e reparos nos túmulos. Segundo a coordenadora, Fernanda Lippert esse período requer mais atenção. ?O trabalho de prevenção ao mosquito da dengue é realizado durante todo o ano, mas, no Dia de Finados e com a proximidade do verão é importante intensificar os cuidados para evitar a proliferação?, explica.

A legislação determina que todos os cemitérios devam estar preparados para prevenir a proliferação dos mosquitos, principalmente, do mosquito Aedes aegypti. O texto recomenda que sepulturas, túmulos e monumentos funerários tenham somente vasos ou outros de recipientes furados ou preenchidos com areia para não acumularem água. A população também deve evitar deixar embalagem, sobras de materiais como flores ou arranjos de plástico e outros objetos que acumulem água ao redor dos túmulos.

Texto: Nedirlei de Oliveira Junior/SECOM

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.