Secretaria de Educação mobiliza estudantes para simulado de emergência - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretaria de Educação mobiliza estudantes para simulado de emergência

18/09/2013

Nesta segunda-feira, 16 de setembro, a Secretaria de Educação (Semed) mobilizou 12 escolas da rede municipal de ensino para um simulado de evacuação de área em situações de incêndio. A atividade foi realizada de manhã e à tarde, com o objetivo de preparar todos os estudantes e professores das unidades para agirem diante de situações de risco à vida e torná-los multiplicadores em suas comunidades para assim reduzir as consequências sociais dos desastres, bem como os danos ao meio ambiente.

Na Escola Básica Municipal Duque de Caxias, no bairro Itoupava Central, desde o momento que o alarme foi acionado indicando o perigo, até o momento em que alunos e professores chegaram ao local de abrigo, passaram apenas três minutos e quarenta e dois segundos. Mas para garantir o sucesso da ação, ainda foram designados os responsáveis por executar outras tarefas importantes em situações como esta, como chamar o Corpo de Bombeiros, desligar a rede de energia elétrica e averiguar se não havia mais ninguém nas salas.

O tempo alcançado pela escola é considerado satisfatório pelo agente de Defesa Civil Marcos Aurélio Dias, que acompanhou a atividade. Segundo ele, o simulado tem um papel importante no treinamento das crianças para que, principalmente, elas não se desesperem diante de situações de emergência. ?Mais do que o tempo que eles levam para abandonar o local, o importante é que elas tenham calma, não se desesperem, e consigam agir da forma indicada?, explica.

Os estudantes realizaram o simulado atentos e já estão com a lição na ponta da língua. Camila Cristina Jantsch, de 10 anos, diz que treinar o plano de abandono foi legal e ela tem consciência da importância dele. ?Se um dia acontecer uma situação dessa eu vou lembrar do treinamento e posso ter calma para me proteger?, conta a aluna do 4° ano. O pequeno Davi César Chiodini, do 3° ano, também já tem um pensamento consciente. ?Melhor deixar o material queimar do que perder a vida?, diz ele tímido.

O simulado desta segunda-feira não encerra o trabalho que a Secretaria de Educação planeja para as unidades de ensino. Solange Scharf, da gerência de saúde escolar, explica que o trabalho da Semed continuará voltado à prevenção, onde através de um planejamento possam acontecer novas simulações e criar um novo olhar de cuidado à vida. ?Nosso objetivo enquanto Secretaria é promover mudanças de comportamento, para por meio das crianças criar a cultura da prevenção de acidentes?, afirma.

Ao longo deste mês de setembro, as outras 38 escolas da rede pública municipal vão desenvolver o simulado com seus estudantes. A expectativa era que ontem 40 unidades executassem a ação, mas em virtude da chuva apenas 12 realizaram a atividade proposta. Conforme explica Solange, isso ocorreu devido ao fato de que as unidades tinham seu ponto de fuga e abrigo em uma área descoberta, mas por se tratar de um simulado, não era indicado deixar as crianças na chuva.

Após o simulado, as escolas devem elaborar um relatório com as prováveis causas do incidente. O documento deve propor medidas preventivas e corretivas para evitar que a ocorrência volte a acontecer. A unidade deve fazer ainda uma avaliação da atividade e apontar as falhas para corrigi-las, caso a emergência venha a ocorrer realmente. Solange adianta que o objetivo da Semed é também trabalhar a simulação de emergências em desastres naturais, já que são procedimentos diferentes. ?Se hoje nós tivéssemos um vendaval, o ponto de abrigo deles deveria ser outro e precisamos prepará-los para essas ocorrências?, diz ela.

O plano de abandono em situação de incêndio e desastres naturais está sendo realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Unimed. Através desta parceria, os profissionais foram orientados com referências técnicas para desenvolver da melhor forma possível a atividade dentro das unidades de ensino.

Texto: Talita Catie | Assessora de Comunicação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.