Santa Catarina tem 20 casos confirmados do novo coronavírus, informou a Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira (19). Dois dos pacientes estão internados em unidades de saúde. Outros 346 casos estão em investigação no estado catarinense. O Ministério da Saúde ainda não atualizou os números do estado e mantém dez casos confirmados.
O estado teve registro de transmissão comunitária do vírus e, por isso, o governo decretou situação de emergência. Durante o período da manhã, o transporte não circulou, comércio ficou fechado e as ruas ficaram vazias nas principais cidades catarinenses.
"'Em sua grande maioria são pessoas sem isolamento domiciliar, temos dois casos de pacientes internados, um em Florianópolis, outro em Içara, aquele paciente que foi deslocado de Braço do Norte. O [paciente] de Florianópolis está recebendo cuidados mais especiais, mas não temos casos de agravamento e vamos acompanhar como o processo clínico evolui de cada paciente", afirmou Helton Zeferino.
Os 20 confirmados são em cidades na região litorânea: Seis em Florianópolis, dois em Rancho Queimado, e um em São José, na Grande Florianópolis; três em Braço do Norte e dois em Tubarão, no Sul catarinense; dois em Joinville, no Norte, e quatro em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Profissionais da saúde não estão entre as confirmações, segundo o governo.
A confirmação dos novos casos de Covid-19 foi divulgada em uma coletiva de imprensa online com a presença do secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, e o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes.
Na coletiva, o secretário falou de 177 casos suspeitos, porém mais tarde o número foi atualizado para 346. Segundo a Secretaria de Saúde, há casos suspeitos em todas as regiões catarinenses. Outros 47 casos foram descartados. No fim da tarde de quarta-feira o Governo do Estado havia confirmado 14 casos de coronavírus.
"Hoje já temos 20 casos confirmados em território catarinense o que nos fomenta em sermos mais criteriosos ainda em circulação de pessoas. Nesse momento a melhor alternativa é ficar em residência, não é frequentar praia, grupos de caminhadas, momento é realmente que todos possamos articular ações que evitem a circulação do vírus, o contagio, e que as pessoas entendam que temos um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado por todos", afirmou o secretário de Saúde.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).