A construção de mais um complexo penitenciário em Santa Catarina foi decidida na noite desta terça-feira, 7, entre o governador do Estado, Raimundo Colombo, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e a secretária da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca. Na próxima semana será apresentado, pela Secretaria de Planejamento, um estudo de impacto a fim de saber qual será o melhor local.
O projeto foi discutido pelos 14 prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale (Ammvi), no início desse mês, que entenderam a necessidade de um presídio na região. São três áreas particulares já mapeadas para o novo projeto, mas nenhuma foi definida. O terreno será viabilizado pelo Governo do Estado, com contrapartida da prefeitura de Blumenau, mas os detalhes ainda não foram acertados. ?Temos interesse em construir esse complexo e garantir mais segurança, uma das principais preocupações do nosso governo?, disse Colombo.
A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada de Luca, disse que a proposta é desativar o atual presídio e dar lugar a um novo complexo. ?Teremos um complexo prisional em Blumenau, vamos ter o aberto, uma penitenciária e um presídio?, explicou.
O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, definiu a audiência como um importante passo nesse processo. ?Dada a sensibilidade do governador Raimundo Colombo, nós avançamos no sentido de que Blumenau receba esses investimentos e assim se crie a solução para o que hoje é um problema para toda a comunidade regional. O presídio de Blumenau, nos moldes atuais, é um problema para as questões de segurança pública. Ao receber esses investimentos do Governo do Estado, vamos por fim aquela unidade, desativando por completo o presídio de Blumenau e devolvendo aquele espaço para a comunidade, para seu lazer e recreação. E vamos avançar com um complexo penitenciário, muito mais seguro, enquadrado nos elevados padrões?, avaliou.
Também estiveram presentes os secretários da Casa Civil, Nelson Serpa; do Planejamento, Murilo Flores; e outras lideranças da região.
Texto: Assessoria de Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).