Com o objetivo de aumentar a disponibilidade de linhas de telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, vem, desde 2012, implementando a inclusão de um nono digito aos números. A partir de domingo, dia 6 de novembro, será a vez dos três estados da Região Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - iniciarem a transição, devendo digitar o número 9 na frente dos já existentes oito algarimos. Por exemplo, o número 9911-1111 passa a ser 99911-1111.
As ligações feitas com apenas oito digitos vão ser completadas até o dia 15 de novembro. Depois, os usuários serão avisados sobre a mudança atráves de uma mensagem. No dia 13 de fevereiro de 2017, as ligações feitas sem o nono digito não serão completadas.
O Portal da Anatel enfatiza que a mudança só é aplicada aos números de telefones celular. Os números fixos seguem sem alterações. Apesar da mudança, o saldo de créditos de cada assinante continuará o mesmo; assim como não haverá cobrança alguma aos clientes, já que a alteração é de responsabilidade das operadoras.
As cidades dos estados do Sul são as últimos a sofrerem a alteração. Em maio de 2016, a Região Centro-Oeste e Norte também ganharam mais um dígito. Os demais estados brasileiros passaram pelo processo nos anos anteriores.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).