Prefeitos de SC vão assinar documento que mostra intenção de compra de vacina contra coronavírus - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitos de SC vão assinar documento que mostra intenção de compra de vacina contra coronavírus

02/12/2020

No dia 10 de dezembro, acontece a assinatura do protocolo de intenções para compra de vacinas contra o coronavírus pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Paulo Roberto Weiss, presidente da entidade e prefeito de Rodeio, levará uma comitiva a São Paulo para firmar parceria com o Instituto Butantan.

O acordo abre uma possibilidade de compra futura pelos municípios do Estado. A vacina produzida pelo Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, seria distribuída para as prefeituras de Santa Catarina. Apesar da assinatura, o produto ainda não foi certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Vale destacar que o documento não prevê a quantidade de vacinas a serem compradas. Esse detalhe será discutido mais para frente, sendo que o custo deve ser de R$ 30 por dose. Cada pessoa precisa receber duas. 

Prioridade

De acordo com Raquel Ribeiro Bittencourt, superintendente de vigilância em Saúde de Santa Catarina, é um desafio conscientizar a população sobre a necessidade da vacina. Ela defende a programação do Executivo estadual. "Temos uma estrutura muito boa. Santa Catarina responde muito bem às campanhas de vacinação. Durante a pandemia, os municípios se prepararam muito bem com agendamento das vacinas do calendário normal", disse.

A profissional ainda apresenta os grupos prioritários para receber a vacina, conforme prevê o Ministério da Saúde. As primeiras pessoas a receberem serão trabalhadores da saúde, maiores de 75 anos, moradores de instituições psiquiátricas ou de longa permanência que tenham mais de 60 anos, além da população indígena.

A segunda etapa será destinada às pessoas entre 60 e 74 anos. A terceira às pessoas com comorbidades. A quarta aos professores, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, do sistema prisional, e presos. 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 


 

Edição 1980

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.