Prefeito e secretário de Caçador são presos - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeito e secretário de Caçador são presos

19/10/2016
Prefeito e secretário de Caçador são presos

O prefeito de Caçador, Gilberto Amaro Comazzetto (PMDB), e o secretário municipal da Fazenda, Gilberto Nicolao Haudsch, foram presos em flagrante na tarde desta terça-feira (18) por porte ilegal de arma. Os mandados de busca e apreensão, cumpridos na casa deles, são parte de uma investigação sobre possíveis irregularidades em um programa municipal, explicou o delegado responsável pelo caso, Eduardo Mattos. Ambos pagaram fiança e foram liberados.

Segundo o delegado, a investigação "apura os crimes de emprego irregular de verba pública e associação criminosa que estavam sendo cometidos na prefeitura de Caçador, especialmente relacionados ao programa Asfalto para todos".

A apuração da polícia teve início a partir de informações de vereadores, que relataram sobre as supostas irregularidades na própria Câmara de Caçador. Esses parlamentares e outras testemunhas prestaram depoimento.

Na tarde desta terça, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do prefeito e do secretário, além da prefeitura.

"Na residência do prefeito, foram localizadas seis armas de fogo, sendo que quatro delas estavam com registro vencido. [Ele] Foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma. Na casa do secretário da Fazenda, Gilberto Nicolao, também foi encontrado um revólver com registro vencido, também foi autuado em flagrante", relatou o delegado.

Foi concedida pela Justiça a quebra do sigilo bancário das contas onde os valores relacionados ao programa investigado estão depositados. "Agora, a gente vai continuar as diligências no intuito de apurar o objetivo principal da investigação, que é esse crime de emprego irregular de verba pública e associação criminosa", finalizou o delegado.

Nota da prefeitura

Nesta terça, a prefeitura enviou nota do prefeito sobre o ocorrido. "Foi cumprido mandado de busca devido a denúncias ocorridas sobre o Programa Asfalto para Todos, e todos os documentos solicitados foram entregues à Polícia".

"Quanto as informações de que o prefeito e o secretário da Fazenda, Gilberto Hausch, teriam sido presos por posse ilegal de armas, Beto explica que ambos foram até suas residências com policiais e que os fatos foram esclarecidos", continua a nota.

"O prefeito possui armas devidamente legalizadas já que possui CR de Atirador, participando de clubes de tiro e disputando competições. Algumas armas estavam com registro vencido e irão passar por processo de revalidação de suas documentações, sendo assim entregues para os procedimentos legais. O mesmo ocorrendo com Gilberto Hausch", continua a nota.

Por fim, o comunicado afirma que "Beto Comazzetto e Gilberto Hausch seguem despachando normalmente na Prefeitura após terem atendido ao delegado e equipe da Polícia Civil. Se colocando a disposição de todos para mais informações".

Investigação

De acordo com a Polícia Civil, o programa “Asfalto para todos” prevê a possibilidade de o município fazer obras por meio de pagamento de caução por parte dos moradores beneficiados. Essa caução seria de no mínimo 50% do orçamento previsto para a obra. Sem ela, os trabalhos não podiam começar.

Foi criado, através de uma lei municipal, um fundo para que valores exclusivos para as obras de pavimentação fossem depositados. Porém, pelas investigações da polícia, o dinheiro era transferido para outra conta da administração municipal, usada para pagamentos com fornecedores.

 

Fonte: G1 Santa Catarina

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.