Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para partidos e coligações registrarem candidaturas para as eleições 2016. Em Santa Catarina, até a noite deste domingo (14), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informava em seu site o registro de 171 candidaturas para prefeito, 171 para vice e 3.123 para vereador.
Os pedidos até a véspera do prazo final, mais da metade dos municípios não tinham registros de candidaturas - haviam sido feitos pedidos em 120 dos 295 municípios catarinenses.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), nesta segunda os cartórios vão funcionar das 9h às 19h.
Se o partido ou a coligação não solicitar o registro de seus candidatos, estes poderão fazer o pedido até o dia 20 de agosto, desde que respeitem o prazo máximo de 48 horas após a publicação da lista dos candidatos pelo juízo eleitoral competente.
O dia 2 de setembro é prazo finalo para os órgãos de direção dos partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, com os percentuais mínimo de 30% e máximo de 70% para cada sexo.
Na hipótese de substituição (incluindo decisões judiciais), o pedido de registro de candidatura poderá ser feito até 12 de setembro. Esse prazo não é válido para o caso de morte do candidato - nessa situação, a substituição pode ser feita em até dez dias após o ocorrido.
Na quarta (10), começou a ser feito o último simulado com urnas antes das eleições. No total, 340 máquinas são testadas por aproximadamente 100 servidores na sede do TRE-SC e nas mais de 60 zonas eleitorais participantes.
“Todos os erros identificados durante os testes pelos TREs serão reportados ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], que irá julgá-los e corrigir as falhas antes de fazer a lacração dos sistemas eleitorais”, disse o secretário da Tecnologia da Informação, Álvaro Sampaio Corrêa Neto.
Segundo o TRE-SC, todos os modelos de urnas que serão usadas nas eleições são testados. Foram selecionadas máquinas de Florianópolis, que já possui biometria; de Criciúma, no Sul, onde a votação é feita a urna eletrônica tradicional; Jaraguá do Sul, no Norte, que terá votação híbrida; e Painel, na Serra, que passou recentemente por processo de rezoneamento.
Em outubro, serão usadas 20.244 urnas em Santa Catarina, o que inclui as de contingência e justificativa.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).