A Polícia Civil de Balneário Camboriú, por meio da Divisão de Investigações Criminais (DIC), finalizou inquérito policial que desmantelou quadrilha que comercializava veículos clonados. O procedimento policial foi encaminhado na sexta-feira, 24, para a 2ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú.
O desmantelamento da quadrilha é fruto de um trabalho conjunto envolvendo as Polícias Civis dos estados de Santa Catarina e Paraná. Durante as investigações, foram identificadas algumas contas bancárias utilizadas pela quadrilha para o depósito dos valores recebidos com a venda desses veículos, sendo constatado que em pouco mais de um ano foi movimentado cerca de R$ 400 mil.
Com a conclusão das investigações, o delegado Osnei Valdir de Oliveira indiciou oito pessoas pela prática de vários crimes, dentre eles, receptação, associação criminosa, falsificação de documento público e particular, adulteração de sinal identificador, falsidade ideológica e estelionato.
Oliveira destaca a importância de combater esta modalidade criminosa, pois com o desmantelamento de quadrilhas que praticam esta atividade delitiva, consegue-se estancar um dos grandes problemas que atinge a segurança pública, que é o roubo de veículos, bem como o furto de documentos em setores de trânsito para posterior utilização pela quadrilha.
O caso
As investigações tiveram início no mês de abril do corrente ano, após a apreensão do veículo I/TOYOTA RAV4, placas EVV 4745, registrada na cidade de São Paulo, ocorrida no dia 14 de abril. Policiais civis da cidade de Maringá/PR informaram à Equipe de Investigação da DIC de Balneário Camboriú da possibilidade deste estar circulando na cidade de Balneário Camboriú, ressaltando que se tratava de um veículo clonado.
Após diligências, a Equipe de investigação logrou na localização e apreensão do veículo, que se estava em uma lavação situada na Rua 2.500, Centro de Balneário Camboriú. O proprietário do veículo, um jovem de 19 anos, foi identificado e após a sua localização, foi interrogado acerca dos fatos. Com o aprofundamento das investigações, constatou-se que se tratava da atuação de uma quadrilha que se dedicava ao comércio de veículos roubados, os quais tinham os sinais identificadores adulterados e inseridos no mercado.
Como funcionava o esquema
As investigações possibilitaram identificar os principais envolvidos e o modus operandi desta organização criminosa. Os veículos adulterados eram anunciados tanto em perfis mantidos em uma rede de relacionamento , quanto em sítios eletrônicos de anúncios, sempre com preços atrativos (abaixo do valor de mercado), além das facilidades anunciadas para a aquisição.
Com a constante troca de informações com a Polícia Civil Paranaense, além da identificação dos autores, conseguiu-se apreender alguns veículos adulterados e que foram comercializados pelos integrantes desta organização. Verificou-se ainda que a quadrilha fazia uso de documentos autênticos para a inserção dos dados dos veículos, tratando-se de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), furtados na cidade de Navegantes, no dia 19 março de 2012.
Algumas apreensões
No dia 25 de maio deste ano, um homem de 21 e outro de 25 anos foram presos pela Polícia Civil de cidade de Maringá/PR, sendo flagrados na posse de uma camioneta Range Rover Evoque de cor prata, placas AXL 5888, registrada na cidade de São Paulo, tratando-se de um veículo clonado.
No mês seguinte, 4 de junho, a equipe de investigação da DIC de Balneário Camboriú prendeu em flagrante três homens - de 19, 26 e 18 anos - que estavam comercializando o veículo Ford/Fusion de cor branca, placas MKD 2220, tratando-se de um veículo clonado, que havia sido roubado em Balneário Camboriú em 19 de maio deste ano.
No dia 25 de fevereiro de 2014 foi apreendido na cidade de Marialva/PR o veículo Honda/Civic de cor preta, o qual utilizava as placas AOJ 0474, registrado na cidade de Maringá/PR, pertencente a um veículo semelhante, tratando-se, portanto, de mais um veículo clonado. Após a realização de perícia veicular, constatou-se que o veículo apreendido possuía origem ilícita, tratando-se de um veículo roubado na cidade de Porto Alegre/RS, em 4 de outubro de 2013.
No dia 07/10/2014, em Ji Paraná/RO, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem que se dirigia para a cidade de Ariquemes/RO, com o propósito de levar uma camioneta GM/S-10 de cor prata, que possuía afixadas as placas NGH3871, registrada na cidade de Anita Garibaldi/SC. Após uma série de averiguações, constatou-se que se tratava de um veículo clonado. O autor foi conduzido e autuado em flagrante pela Polícia Federal.
O delegado Osnei da DIC de Balneário Camboriú ressalta que a interação e troca de informações ocorridas entre as instituições de segurança foram fundamentais para os resultados positivos alcançados e para a celeridade obtida nas diligências realizadas no estado do Paraná pela Equipe de Investigação da cidade de Maringá, coordenada pelo deelgado Leandro Roque Munin.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).