Município doa terreno para Centro de Inovação Tecnológica de Blumenau - Jornal Cruzeiro do Vale

Município doa terreno para Centro de Inovação Tecnológica de Blumenau

07/05/2013

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 6, o projeto de lei que garantirá a cessão de uso de uma área de propriedade da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), que possibilitará ao Governo do Estado construir a sede administrativa do Centro de Inovação Tecnológica de Blumenau. A solenidade foi realizada no Salão Nobre e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o prefeito Napoleão Bernardes, o vice Jovino Cardoso, o reitor da Furb João Natel e o secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau César Botelho. O terreno a ser cedido está situado na rua São Paulo, no bairro Itoupava Seca, ao lado do Campus II da Furb.

O Centro de Inovação Tecnológica de Blumenau abrigará uma pré-incubadora e uma incubadora tecnológica, uma unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, um escritório do INOVA@SC, uma unidade do SEBRAE, além de auditório e salas de apoio. A expectativa é que o Centro se torne um Pólo de Inovação Tecnológica, dando suporte a todas as empresas da região nas especificidades dos principais setores do Vale do Itajaí.
 
Para o prefeito Napoleão Bernardes, a implantação do Centro é de suma importância para a concretização das políticas públicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico destinadas ao incremento da economia municipal e do bem-estar da população blumenauense. ?Este Centro representará um salto qualitativo, prospectando uma nova agenda econômica?, disse Napoleão. Ele afirmou ainda que este projeto demonstra uma nova visão política, sendo que a construção do Centro de Inovação Tecnológica envolveu os esforços do Poder Público nas três esferas.
 
O Centro de Inovação Tecnológica de Blumenau faz parte do Programa INOVA@SC, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e é coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Por meio dele, se prevê a sistematização de informações estratégicas voltadas às ações de inovação tecnológica nas empresas e entidades catarinenses em sistema de cooperação entre o governo, universidades, centros de pesquisa, empresas e sociedade.
 
A instalação do Centro está programada desde 2011, quando iniciaram as negociações para implantação de um Pólo de Inovação no bairro Itoupava Seca. Com a aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores, a obra deve iniciar no segundo semestre de 2013 e está orçada em R$ 5 milhões, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com contrapartida do Tesouro Estadual. A manutenção e administração da estrutura serão de responsabilidade do Estado.
 
Texto: Talita Catie | Assessora de Comunicação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.