O montanhista de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, Hélio Fenrich subiu o monte Elbrus, a montanha mais alta da Rússia, e levou as bandeiras do município e catarinense ao cume. Ele levou 10 horas para chegar ao topo, no sábado (2), sem guia.
O monte Elbrus é considerada a montanha mais alta da Europa e é localizada na divisão entre esse continente e a Ásia. Hélio é coordenador de venda de peças de uma empresa de Jaraguá do Sul e teve patrocínio dela para subir.
Com 5.642 metros de altura, o monte Elbrus fica na cordilheira do Cáucaso. Hélio escalou o monte como parte do projeto pessoal dele "Sete cumes", em que pretende chegar ao topo de sete das principais montanhas do mundo até 2021.
Desses sete, além do monte Elbrus, ele já havia chegado ao cume do Aconcágua, na Argentina, o mais alto da América do Sul.
A expedição começou em 26 de junho, quando ele saiu de Jaraguá do Sul. Ele começou a subida nos últimos minutos de sexta (1º). "A princípio, eu não subiria nesse dia porque não estava aclimatado e estava cansado. Às 23h, saí para ver o tempo porque não ventava, vi que o tempo havia aberto e estava estrelado. Com isso, resolvi subir e aproveitar esse tempo", afirmou.
Neste domingo, Hélio já estava no campo base. Além do Aconcágua e Elbrus, ele quer subir nos cumes do Kilimanjaro, na África, do McKinley, na América do Norte, do Everest, na Ásia, do Carstensz, na Oceania, e, por fim, do Vinson, na Antártica.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).