Menino com câncer raro começa tratamento quase dois meses após diagnóstico por falta de equipamento em SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Menino com câncer raro começa tratamento quase dois meses após diagnóstico por falta de equipamento em SC

28/10/2024
Menino com câncer raro começa tratamento quase dois meses após diagnóstico por falta de equipamento em SC

Após quase dois meses de espera, Gabriel, um menino de quatro anos diagnosticado com um tumor cerebral raro e agressivo, conseguiu iniciar o tratamento de radioterapia em Florianópolis nesta segunda-feira, 28 de outubro. O processo foi interrompido por dificuldades técnicas e a necessidade de exames específicos fora de Santa Catarina.

Em 5 de setembro, Gabriel foi diagnosticado com o tumor após apresentar desequilíbrios frequentes. Sua mãe inicialmente acreditou que a instabilidade poderia ser causada pelo calçado, mas as quedas persistiram, levando a família a buscar atendimento médico. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o menino foi encaminhado ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde uma tomografia revelou o tumor, localizado em uma área delicada e inacessível para cirurgia.

Para aprofundar o diagnóstico, a família precisou viajar para São Paulo, pois a biópsia do tipo de câncer não é oferecida em Florianópolis. Gabriel foi então atendido no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac), onde realizou o exame. A biópsia era essencial para detalhar as mutações do tumor antes de iniciar a radioterapia.

 

 

 

 

 

Edição 2177

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.