Inverno começa nesta quinta-feira: estação será de menos chuvas e temperaturas amenas em SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Inverno começa nesta quinta-feira: estação será de menos chuvas e temperaturas amenas em SC

20/06/2024
Inverno começa nesta quinta-feira: estação será de menos chuvas e temperaturas amenas em SC

Nesta quinta-feira, 20 de junho, mais precisamente às 17h51, começa o verão em Santa Cataria. O estado se prepara para enfrentar uma estação marcada por características climáticas peculiares. Dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) dão conta de que o El Niño teve fim em meados de junho, dando espaço à neutralidade. Com um evento de La Niña previsto para o final do inverno, esta mudança entre os fenômenos deverá impactar diretamente as condições meteorológicas de chuva e temperatura.

De acordo com a equipe de monitoramento da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, enquanto o litoral e áreas próximas poderão registrar índices acima da média, as regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense devem manter-se com chuvas abaixo da média histórica.

Já as temperaturas do inverno catarinense prometem ser mais amenas do que o habitual. Embora ainda sejam esperados episódios de frio intenso, incluindo a possibilidade de geadas e precipitação invernal, espera-se que esses eventos sejam menos frequentes ao longo da estação.

Apesar do inverno ser característico de temperaturas baixas, a tendência é de condições menos extremas, mesmo assim há possibilidade de eventos meteorológicos severos, como ciclones e frentes frias. Eventos esses que podem resultar em chuvas intensas e requerem uma atenção contínua e preparo adequado por parte da população.

Segundo a climatologia, a chuva média nos meses de inverno é a menor do ano em Santa Catarina, sobretudo nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí e norte do estado, com valores mensais variando de 90 a 130 mm. Já nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação oscila de 110 a 180 mm. “Nesta época do ano, são frequentes entradas de massas de ar frio, que provocam quedas significativas nas temperaturas, além da condição de amplitude térmica (com frio no amanhecer e com temperaturas amenas nas tardes), resultante do tempo mais seco”, afirma a equipe de monitoramento da Proteção e Defesa Civil.

 

 

Edição 2158

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.