O Museu da Paz, localizado em Frei Rogério, no Oeste de Santa Catarina, foi destruído por um incêndio na manhã de terça-feira, dia 22. O local abrigava um acervo relacionado aos sobreviventes das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Por volta das 11h24, os bombeiros foram acionados para o combate às chamas. Até 16h30, eles ainda faziam o rescaldo no local. Ninguém ficou ferido.
O prefeito em exercício na cidade, Hideki Iwasaki, afirmou que foi comunicado do incêndio por volta das 12h. “A hora que eu cheguei, os bombeiros já estavam. O fogo tinha consumido tudo. O prédio era de madeira com parte de alvenaria”, relatou.
Um sino trazido do Japão, uma das partes mais importantes do acervo do museu, também foi atingido. “Os bombeiros não me permitiram entrar por risco de desabamento”, disse o prefeito. Segundo ele, além do sino, banners e fotos da época compunham a maior parte do acervo, que foi perdido. Até as 16h30, a causa do incêndio é desconhecida. “Vai ser averiguado pela perícia”, afirmou Iwasaki.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).