Três barcos de pesca ilegal, com ao menos 5 toneladas de peixes e 2 toneladas de camarão, foram retidas pela fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) no Porto de Itajaí na noite de terça-feira (11).
De acordo com o chefe do escritório regional do órgão, Sandro Kippel, os barcos não tinham autorização para pesca nem sistema de rastreamento por satélite, além da inconformidade com outras exigências para a prática pesqueira no país.
“São embarcações ‘piratas’, porque andam à margem de qualquer esforço regulatório da pesca, contribuindo para o estado de sobre-exploração dos recursos pesqueiros”, complementou Kippel.
O Ibama informou que dois dos proprietários foram autuados em R$ 80 mil e R$ 40 mil, a terceira embarcação ainda era avaliada até a publicação desta matéria. Não houve prisões. Um dos barcos é do Espirito Santo e os outros dois de Santa Catarina.
Conforme o Ibama, todo o alimento retido será doado para o programa Mesa Brasil, do Sesc.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).