Governo do Estado assina Pacto de Excelência pela Educação Pública de SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Governo do Estado assina Pacto de Excelência pela Educação Pública de SC

03/10/2025

O Governo de Santa Catarina assinou nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, o Pacto de Excelência pela Educação Pública do estado com os municípios catarinenses. Na prática, isso significa que os órgãos vão criar estratégias e ações conjuntas para fortalecer os processos de aprendizagem dos estudantes e engajar os municípios em prol de uma educação de qualidade.

Entre as ações conjuntas previstas no Pacto está a Escola de Formação, cujas ações vão buscar atender às necessidades formativas das redes pública, com foco na melhoria da aprendizagem e no enfrentamento dos desafios contemporâneos da educação. Outra iniciativa é o compartilhamento de materiais didáticos estruturados, produzidos pelo Estado, com foco na Recomposição da Aprendizagem, fortalecendo a atuação conjunta no enfrentamento das desigualdades educacionais. “Queremos que a educação de Santa Catarina seja uma única educação. Então, o diálogo com cada município é fundamental para melhoria da qualidade de ensino como um todo. Queremos integrar as redes e fazer com que a educação pública seja cada vez mais eficaz”, disse o governador Jorginho Mello.

A colaboração entre Estado e municípios promove uma melhor eficiência na utilização dos recursos públicos com a otimização da oferta educacional entre redes; o planejamento do transporte escolar; elaboração e atualização dos Planos Decenais de Educação dos municípios; criação de políticas estratégicas, como a Política de Alfabetização do Território Catarinense; e com programas de prevenção e enfrentamento das violências no ambiente escolar. “Santa Catarina é um estado pujante e a educação precisa estar integrada, com foco na aprendizagem de todo estudante que está na rede pública, seja ela estadual, seja municipal. Nós só conseguiremos esse êxito se tivermos nossas redes trabalhando em colaboração”, disse a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

 

Edição 2215

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.