O Governo do Estado investiu R$ 311.369,85 em compra de kits para testes de Covid-19 por biologia molecular, em um total de 5.450 testes. Além destes, Santa Catarina também tem recebido os testes rápidos sorológicos, distribuídos nas regionais de Saúde. Na última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, foram 20 mil unidades.
O teste de biologia molecular identifica a presença do coronavírus no corpo humano logo no início da doença por meio da coleta de secreção nasal, secreção traqueal ou lavado broncoalveolar. Precisa ser feito em laboratório com uso de equipamentos. Todo o processo pode levar de 24 a 72 horas. Já os testes rápidos levam minutos para dar o diagnóstico.
Os kits foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que até o momento já processou 6.303 amostras, das quais 936 positivas. Santa Catarina conta nesta sexta-feira com reagentes para realizar 13.200 testes.
Além dos testes rápidos e moleculares, o centro de distribuição da Secretaria de Estado da Saúde já recebeu um total de 3.663.700 pares de luvas para unidades de saúde, 50 mil máscaras N-95 doadas pela empresa Camper, 90 mil litros de álcool gel, 70 mil sacos de lixo infectante utilizado em centros cirúrgicos, entre outros insumos e materiais hospitalares.
Outra frente de combate ao novo coronavírus está no aumento do número de leitos de UTI. O Estado conta atualmente com 1.077 leitos de UTI, entre neonatais, adultos e pediátricos. A meta é, até o fim de maio, criar 713 leitos de UTI novos para atender pacientes com a doença. O Governo do Estado ainda disponibilizou cerca de 3,9 mil leitos clínicos, sendo 3.452 adultos e 444 pediátricos, para atendimento exclusivo pelo SUS a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).