Um filhote de baleia jubarte, de cerca de um ano, foi encontrado morto na Praia do Gi, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, por volta das 7h30 desta quarta-feira (26). Segundo o projeto de Monitoramento de Praias, um filhote de boto também apareceu morto na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, no mesmo horário.
Conforme o coordenador do projeto, Pedro de Castilho, a baleia de aproximadamente seis toneladas e oito metros de comprimento tem um pedaço de rede de pesca preso à cauda.
“O corpo apresenta avançado estado de decomposição. A língua está inchada, o que demonstra que o animal está morto há pelo menos três dias”, explicou Castilhos, que também é pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
No mesmo horário, conforme o estudioso, um boto juvenil também apareceu morto em Laguna, no Complexo Lagunar Santo Antônio dos Anjos, que desemboca no mar.
Uma equipe do Projeto Monitoramento de Praias trabalha com a necropsia dos dois corpos e deve divulgar um laudo com as causas das mortes até o fim da tarde.
“Precisamos anexar esses dados ao acervo do projeto para entender se a exploração de gás e petróleo intefere na fauna marinha”, diz Castilhos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).