Pelo terceiro ano consecutivo Santa Catarina sediará o maior festival de cinema socioambiental do sul do país. O Planeta.Doc terá início na próxima segunda-feira (24) e até o dia 13 de novembro oferecerá uma extensa programação aos catarinenses. O evento abrirá com a Mostra Lixo Zero, em parceria com o movimento nacional Semana do Lixo Zero, com a exibição de 12 filmes dedicados à questão do lixo e da reciclagem. As sessões abertas e gratuitas acontecerão de 24 a 30 de outubro no Centro Integrado de Cultura (CIC). Já no SESC Prainha, UFSC e UDESC em Ibirama, Laguna, Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis as exibições serão fechadas aos alunos. A programação completa da Mostra Lixo Zero está disponível no link https://goo.gl/EG2XR6.
Outro destaque será o Planeta.Doc Conferências, nos dias 3 e 4 de novembro, com a participação de cientistas e especialistas na área socioambiental. Os encontros acontecerão no Auditório Garapuvu da Universidade Federal de Santa Catarina. Já a mostra competitiva do Festival Internacional terá a exibição de 80 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim sobre temas relacionados ao nosso planeta. Integram a programação as mostras Cidades Humanas, Ecozine e Cinemateca da Embaixada da França (não competitiva). As sessões acontecerão em diferentes universidades, espaços culturais públicos, cineclubes, escolas de ensino médio e fundamental de Santa Catarina.
De acordo com Mônica Linhares, diretora do Festival Internacional de Cinema Socioambiental, o Planeta.Doc tem como missão ser um projeto educacional de compreensão dos principais dilemas da sociedade. "Todas as soluções passam por uma adaptação cultural, pela quebra do paradigma do descarte para uma cultura do encaminhar e do cuidar. E é muito gratificante promover um festival de informação e educação que revela e debate a dimensão do impacto ambiental das sociedades humanas", afirma Mônica.
Por meio da parceria com o Programa Mapa das Artes e Culturas de Florianópolis, haverá sessões fechadas para alunos de escolas e universidades. "O Planeta.Doc busca promover nos alunos uma profunda reflexão sobre a construção de sociedades mais sustentáveis e inclusivas. Afinal, uma formação crítica na área de sustentabilidade é condição fundamental para a construção no futuro de sociedades inclusivas e respeitosas ao meio ambiente", garante a diretora.
O Planeta.Doc 2016 tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, e apoio cultural da Neoway Business Solutions, Resort Costão do Santinho e Digilab. Apoio institucional da Udesc, UFSC, Unisul, Fundação Certi, Sapiens Parque, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Educação de Florianópolis, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Embaixada da Espanha, Fundação Cultural Badesc, SESC em Santa Catarina e Instituto Estadual de Educação. São parceiros do Festival o Instituto Lixo Zero Brasil, Semana Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza, Cineclube Presença, CineClube Iphan, Aequo Sustentabilidade, TV UFSC e Projeto Guarani Serra Geral.
A TRAGÉDIA DO LIXO ELETRÔNICO
Cosima Dannoritzer. Doc. ESP, FRA. 86min
Uma jornada investigativa pelo mundo do tráfico ilegal do lixo eletrônico, revelando um comércio tóxico global alimentado pela sede de lucro e pela corrupção.
BAG IT
Suzan Beraza. Doc. EUA. 74min
Neste descontraído e ao mesmo tempo tocante documentário, seguimos o protagonista Jeb Berrier em uma turnê global para desmascarar as complexidades do nosso mundo plastificado. O que começa como um filme sobre sacolas plásticas se torna uma investigação sobre os efeitos que uma simples sacola pode causar em nossos rios, oceanos e até em nossos corpos.
CONTENÇÃO (Containment)
Robb Moss e Peter Galison. Doc. EUA. JPN. 80min
Poderemos conter algumas das mais mortais substâncias já produzidas? Herança da Guerra Fria, uma centena de milhões de litros de lama radioativa segue cobrindo um vasto terreno igualmente contaminado. Governos se mobilizam em uma batalha desesperada. Este ensaio observacional revela detalhes sobre esta ameaçadora área de morte, além de investigar a indústria de armas, a usina de Fukushima e nosso profundo subsolo. Um manifesto sobre um presente inquietante e um futuro problemático.
DIVE!
Jeremy Seifert. Doc. EUA. 55min
Milhares de toneladas de alimentos são enviados diretamente para aterros sanitários todos os anos nos EUA. Neste documentário seguimos o cineasta Jeremy Seifert e amigos em um alucinado e surreal mergulho nos becos de Los Angeles, onde vasculham latas de lixo de supermercado para evitar o enorme desperdício de alimentos úteis ao consumo.
HOMEM SEM IMPACTO (No Impact Man)
Justin Schein e Laura Gabbert. Doc. EUA. 93min
Este divertido documentário mostra o dia a dia de uma família que abdica de usar eletricidade, comprar comida empacotada ou coisas novas. Mais do que um manual de como ser um humano mais sustentável, o documentário cria uma oportunidade de se filosofar sobre o assunto. Se uma família urbana novaiorquina pode ser “no impact” (sem impacto), podemos nós ser ao menos “low impact (baixo impacto ambiental)? E se essa fosse a única saída para o Planeta?
LIXO TÓXICO (Toxic Trespass)
Barri Cohen. Doc. CAN. 80min
Com foco na saúde infantil, a obra acompanha a investigação acerca da realização do atual experimento toxicológico de larga escala, o que traz uma nova reflexão sobre o lixo. As entrevistas de cientistas, doutores, ativistas e outros envolvidos discutem a importância do cuidado e do equilíbrio no uso de elementos tóxicos e como estes prejudicam seriamente a saúde e desenvolvimento das crianças.
LIXO ZERO (Zero Waste)
Raffaele Brunetti. Doc. ITA. 52min
Uma viagem tragicômica pela cidade de Nápoles, que vive à sombra de enormes e surreais pirâmides de lixo, feita na companhia de padres, mafiosos, ativistas, santos, magistrados, policiais, jornalistas, garçons e dois indivíduos excepcionais: o prefeito de Nápoles e um professor americano que defende que a geração de lixo pode ser reduzida a zero. Após décadas de crise do lixo Nápoles parece ter uma nova esperança graças a um louco utópico – o prefeito, que propunha em sua campanha tratar da máfia do lixo e fomentar a cidadania para melhorar a gestão do lixo.
O SABOR DO DESPERDÍCIO (Taste the Waste)
Valentin Thurn. Doc. DEU. 92min
Do caminho da fazenda para a mesa da sala de jantar mais da metade dos alimentos vai para o lixo. A maioria antes mesmo de chegar aos consumidores. Por quê cada vez maiores quantidades de comida são desperdiçadas? Um documentário sobre o desperdício global de alimentos que nos traz uma perspectiva do que pode ser feito.
PLASTIFICADO (Plasticizes)
Michael J. Lutman. Doc. ZAF, AUS, BRA, KHM, SGP, EUA. 48min
Produzido a bordo de uma expedição transatlântica, esse documentário mostra como o problema do lixo se estende até os lugares mais ermos do planeta através das correntes marítimas. Somos testemunhas oculares das gigantescas e inacreditáveis ilhas de lixo plástico que se formam nos mais afastados oceanos, das imensas redes fantasmas de lixo, do microplástico que se espalha como uma devastadora doença nos oceanos do mundo, e muito mais.
PROJETO LIXEIRA LIMPA (The Clean Bin Project)
Grant Baldwin. Doc. CAN. 77min
Leg. espanhol.
Mostra o dia a dia de um casal que se propõe viver um ano inteiro sem gerar nenhum tipo de lixo: nem um saco plástico, nem uma tampinha. Uma experiência divertida e inspiradora, que demonstra diferentes formas de comprometer-se com o cuidado com o ambiente em atos simples da vida cotidiana.
REUSE! PORQUE NÃO SE PODE RECICLAR O PLANETA (REUSE! Because You Can´t Recycle The Planet)
Alex Eaves. Doc. EUA. 60min
O filme mostra como o simples reuso de diversos itens do nosso dia a dia que são usualmente descartados pode mudar o destino planetário. Numa aventura que atravessa 48 estados norte-americanos, o documentário mostra soluções de reutilização de resíduos fáceis e divertidas, além de revolucionárias. Porque não se pode reciclar o planeta.
UM BANQUETE NO LIXO (Just Eat It: A Food Waste Story)
Grant Baldwin. Doc. CAN, EUA, GBR. 75min.
Leg. espanhol.
Cerca de 40% de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados por não se encaixarem nos padrões impostos pelo mercado. O documentário apresenta de forma alarmante os impactos causados pela forma como nos alimentamos e descartamos nossos alimentos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).