Festival de Dança de Joinville começa nesta quarta-feira - Jornal Cruzeiro do Vale

Festival de Dança de Joinville começa nesta quarta-feira

20/07/2016
Festival de Dança de Joinville começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (20) no Norte catarinense, a 34º edição do Festival de Dança de Joinville. O evento, que ocorre até o dia 30 de julho, vai reunir 7,8 mil participantes e apresentar 240 horas de espetáculos.

As apresentações serão distribuídas entre o Centreventos Cau Hansen, o Teatro Juarez Machado, a Feira da Sapatilha e palcos montados em praças e shoppings da cidade.

Considerado o maior evento de dança do mundo, este ano o festival bate o recorde de participantes, com 7,8 mil bailarinos, estudantes, profissionais e artistas convidados.

Ao todo serão 437 grupos e escolas de dança vindos de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Paraguai e Argentina, que participam da Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos.

Serão apresentadas 1.188 coreografias de sete gêneros: balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado.

Os ingressos estão à venda pela internet, ou na sede do Instituto do Festival de Dança, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h, e das 13h30 às 17h30. A partir desta segunda-feira (18), a venda ocorre também na bilheteria do Centreventos, das 13 às 21h.

Visitantes que chegarem aos locais conduzindo bicicletas terão 20% de desconto no valor dos ingressos.

Programação

A abertura do evento será responsabilidade da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), que vai apresentar três coreografias: "Petite Mort", de Jiri Kylian, "Suíte para Dois Pianos", de Uwe Scholz, e "Gnawa", de Nacho Duato.

Já a noite de gala, no dia 25, ficará por conta do Balé Teatro Guaíra (BTG), que apresentará o clássico "Cinderela", do coreógrafo espanhol Gustavo Ramirez Sansano.

As apresentações da Mostra Competitiva ocorrem de 21 a 24 e de 26 a 29 de julho, no Centreventos Cau Hansen, sempre a partir das 19h.

Na Meia Ponta, que nesta edição ocorre de 23 a 25 de julho, no Teatro Juarez Machado, serão apresentadas 40 coreografias selecionadas para a competição.

A Mostra Contemporânea de Dança reúne companhias profissionais com espetáculos que se destacam pela excelência técnica, artística e inovação. Em 2016, serão três coreografias nos dias 22, 29 e 30, todas no Teatro Juarez Machado.

Já os Palcos Abertos, com apresentações diárias e gratuitas, estarão montados em seis locais: Praça Nereu Ramos, Feira da Sapatilha, no Centreventos Cau Hansen, nos shoppings Mueller, Cidade das Flores e Garten, e no Hiper Condor Joinville.

Confira a programação completa do evento

Cursos e oficinas

Em 2016, serão 76 cursos, 35 professores e 2.790 vagas - 295 a mais que no ano anterior. E neste ano tem a novidade de Workshops no dia 25, iniciativa criada para atender à demanda de alguns cursos com vagas esgotadas já nos primeiros dias.

Além disso, o projeto “Dança para quem não dança” vai oferecer 150 vagas em cinco oficinas gratuitas com professores e jurados renomados do evento. Entre as opções estão dança popular, alongamento e postura, lambafit, dança de salão e dança inclusiva.

As aulas acontecem no dia 25, das 14 às 15h30, em salas da Escola do Teatro Bolshoi (exceção para Oficina de Dança Inclusiva, das 14 às 18h).

 

Fonte: G1 Santa Catarina

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.