Começa nesta quarta-feira (20) no Norte catarinense, a 34º edição do Festival de Dança de Joinville. O evento, que ocorre até o dia 30 de julho, vai reunir 7,8 mil participantes e apresentar 240 horas de espetáculos.
As apresentações serão distribuídas entre o Centreventos Cau Hansen, o Teatro Juarez Machado, a Feira da Sapatilha e palcos montados em praças e shoppings da cidade.
Considerado o maior evento de dança do mundo, este ano o festival bate o recorde de participantes, com 7,8 mil bailarinos, estudantes, profissionais e artistas convidados.
Ao todo serão 437 grupos e escolas de dança vindos de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Paraguai e Argentina, que participam da Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos.
Serão apresentadas 1.188 coreografias de sete gêneros: balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado.
Os ingressos estão à venda pela internet, ou na sede do Instituto do Festival de Dança, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h, e das 13h30 às 17h30. A partir desta segunda-feira (18), a venda ocorre também na bilheteria do Centreventos, das 13 às 21h.
Visitantes que chegarem aos locais conduzindo bicicletas terão 20% de desconto no valor dos ingressos.
A abertura do evento será responsabilidade da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), que vai apresentar três coreografias: "Petite Mort", de Jiri Kylian, "Suíte para Dois Pianos", de Uwe Scholz, e "Gnawa", de Nacho Duato.
Já a noite de gala, no dia 25, ficará por conta do Balé Teatro Guaíra (BTG), que apresentará o clássico "Cinderela", do coreógrafo espanhol Gustavo Ramirez Sansano.
As apresentações da Mostra Competitiva ocorrem de 21 a 24 e de 26 a 29 de julho, no Centreventos Cau Hansen, sempre a partir das 19h.
Na Meia Ponta, que nesta edição ocorre de 23 a 25 de julho, no Teatro Juarez Machado, serão apresentadas 40 coreografias selecionadas para a competição.
A Mostra Contemporânea de Dança reúne companhias profissionais com espetáculos que se destacam pela excelência técnica, artística e inovação. Em 2016, serão três coreografias nos dias 22, 29 e 30, todas no Teatro Juarez Machado.
Já os Palcos Abertos, com apresentações diárias e gratuitas, estarão montados em seis locais: Praça Nereu Ramos, Feira da Sapatilha, no Centreventos Cau Hansen, nos shoppings Mueller, Cidade das Flores e Garten, e no Hiper Condor Joinville.
Cursos e oficinas
Em 2016, serão 76 cursos, 35 professores e 2.790 vagas - 295 a mais que no ano anterior. E neste ano tem a novidade de Workshops no dia 25, iniciativa criada para atender à demanda de alguns cursos com vagas esgotadas já nos primeiros dias.
Além disso, o projeto “Dança para quem não dança” vai oferecer 150 vagas em cinco oficinas gratuitas com professores e jurados renomados do evento. Entre as opções estão dança popular, alongamento e postura, lambafit, dança de salão e dança inclusiva.
As aulas acontecem no dia 25, das 14 às 15h30, em salas da Escola do Teatro Bolshoi (exceção para Oficina de Dança Inclusiva, das 14 às 18h).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).