Estudantes recebem treinamento de combate a incêndio - Jornal Cruzeiro do Vale

Estudantes recebem treinamento de combate a incêndio

21/05/2013

Um grupo de estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis participou sexta, 17, de um treinamento de combate a incêndio. A atividade foi realizada a tarde, no 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Santa Catarina, localizado na rua 7 de setembro, nº. 2.880. Com orientações teóricas e práticas, a ação teve por objetivo nortear os alunos sobre a prevenção de acidentes em ambiente doméstico e escolar, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.

Os estudantes fazem parte da Comissão de Saúde do Projeto Unimed Vida, uma parceria entre Secretaria de Educação (Semed) e o Instituto Unimed Santa Catarina, filial Blumenau. Eles foram recebidos pelo Sargento Rafael Martins, que, inicialmente, realizou uma apresentação sobre prevenção de incêndio, cuidados com extintores e saídas de emergência, além de como proceder em situações de incêndio.

 
Em seguida eles foram para o pátio, onde um a um os alunos receberam um treinamento prático de como utilizar um extintor. Com o equipamento em mãos, eles aprenderam a forma correta de manusear um extintor e de como se posicionar para apagar o fogo. Também conheceram toda a estrutura do batalhão e as viaturas utilizadas em cada situação, bem como os equipamentos que estão disponíveis em cada veículo.
 
Ao longo deste mês, o treinamento contemplará também as crianças que integram a Comissão de Saúde das escolas General Lúcio Esteves, Annemarie Techentin, Conselheiro Mafra, Hella Altenburg, Leoberto Leal, Pedro I, Olga Rutzen, Quintino Bocaiúva e João Joaquim Fronza.
 
Sobre a Comissão de Saúde
Cada escola participante do projeto tem uma comissão de saúde representada por alunos, professores, funcionários e pais de alunos. Eles discutem as ações de promoção de saúde e prevenção de acidentes que podem ser desenvolvidas na unidade. A Comissão é responsável pela criação de um mapa inteligente, que utiliza como base a planta baixa do ambiente escolar para identificar os locais onde há risco e onde ocorrem acidentes. Através dele, é possível fazer anotações das ações preventivas e corretivas que podem melhorar a unidade escolar. Ainda, são responsáveis por analisar as orientações do plano de abandono e adaptá-las à realidade da escola com o objetivo de retirar as pessoas de forma ordenada dos ambientes, em situações de emergência, tais como incêndios, enchentes, enxurradas, entre outras.
 
Sobre o Projeto Unimed Vida
Neste ano, 12 escolas municipais estão diretamente envolvidas com o projeto, que contempla aproximadamente 7.500 crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos de idade. O projeto tem por objetivo conscientizar para prevenção de acidentes e apoiar as práticas do professor através de profissionais especializados que vão até as escolas para palestrar e debater com os alunos assuntos como hábitos saudáveis, cuidados com a saúde física, mental, com o meio ambiente e a prevenção de acidentes, que são questões fundamentais que devem ser consideradas na rotina escolar.
 
Texto: Talita Catie | Assessora de Comunicação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.