Estudantes ocuparam o prédio da reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, na noite desta terça-feira (25). Eles são contra a proposta de emenda constitucional (PEC) 241, que fixa um limite anual de despesas aos órgãos públicos, e contra o presidente da República, Michel Temer.
Até a publicação desta notícia, não havia informações sobre o número de estudantes que ocupam a reitoria.
No estado, pelo menos outros sete campi de duas instituições estão ocupados: do Instituto Federal Catarinense (IFC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
O movimento Ocupa Escola acontece em todo o país, contra a proposta de emenda constitucional (PEC) 241, que fixa um limite anual de despesas aos órgãos públicos, e a medida provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio. (veja perguntas e repostas sobre a PEC 241)
As ocupações mais recentes foram registradas em três cidades na segunda-feira (24), no IFSC de São José, na Grande Florianópolis, e Xanxerê, no Oeste catarinense. O campus do IFC de Camboriú, no Litoral, também foi ocupado.
A unidade do IFC de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, foi a primeira ocupação de instituição federal em Santa Catarina, com início no dia 17 de outubro. Depois, na quarta-feira (19), estudantes de Araquari, no Norte, aderiram à paralisação.
Ainda na quarta, começaram as ocupações nos campi do IFSC, com início em Araranguá, no Sul catarinense. Na quinta-feira (20), foi a vez da unidade de Chapecó, no Oeste.
Conforme a secretaria estadual de Educação, não há escolas estaduais ocupadas. Entretanto, até a manhã de segunda (24), ao menos duas unidades estaduais de São Lourenço do Oeste, no Oeste, estavam ocupadas.
Nas ocupações federais em unidades de São José, Xanxerê e Camboriú as aulas estão mantidas. Já nas de Chapecó estão canceladas por tempo indeterminado, Rio do Sul suspensa por alagamento e Araquari suspensa nesta terça, com possibilidade de retomada na quarta, conforme assembleia.
Foto: Leonardo Borges/ RBS
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).