Do daguerreótipo às digitais, mostra reúne máquinas fotográficas em SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Do daguerreótipo às digitais, mostra reúne máquinas fotográficas em SC

01/09/2016
Do daguerreótipo às digitais, mostra reúne máquinas fotográficas em SC

Começa nesta quinta (1) e vai até 25 de setembro, em São Joséna Grande Florianópolis, a mostra gratuita "Retratos da fotografia", no Continente Shopping. Integram a exposição 61 máquinas antigas e atuais, rolos de filmes, imagens e materiais de processos desde o início da fotografia até os modelos digitais.

Os visitantes da mostra vão conferir até um daguerreótipo, um antigo aparelho fotográfico inventado por Daguerre no século XX. O físico e pintor francês fixava as imagens obtidas na câmara escura em uma folha de prata sobre uma placa de cobre. Ainda estará na mostra uma máquina de 1930 que revolucionou a fotografia.

Coleção

Segundo o organizador da exposição, Edson Prazeres, a coleção dele sobre fotografia começou quando descobriu na internet que esses objetos estavam desaparecendo. “As pessoas estavam jogando no lixo uma página da história da fotografia. Então comecei a colecionar tudo aquilo que se relacionava aos processos fotográficos”, contou.

A coleção inteira de Edson tem 93 máquinas, que foram doadas por amigos ou compradas em sites de leilões e de antiguidades.

 

Fonte: G1 Santa Catarina

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.