A Polícia Civil concluiu a investigação sobre os ataques praticados no início de fevereiro em Criciúma com a prisão de todos os envolvidos nos crimes e integrantes de facções criminosas. No início do mês passado, a cidade, uma das maiores do Sul do Estado, teve dois ônibus do transporte coletivo incendiados e um ataque a tiros contra a casa de uma policial civil. Desde o início das investigações, nove pessoas foram presas por envolvimento nos ataques, sendo três adolescentes. Todos integram uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado.
Prisões
A última prisão ocorreu na sexta-feira, 1°, quando Fernando Roosevelt Peres da Silva, 28 anos, o Boquinha, foi detido pela Polícia Militar numa blitz de trânsito. Ao chegar à Delegacia, foi reconhecido pelos investigadores como sendo o líder, em Criciúma, da facção criminosa que ordenou os ataques. Ele já vinha sendo investigado em inquérito policial, suspeito de ser o mentor dos dois atentados contra os ônibus e contra a casa da Policial Civil. Na casa do preso, no bairro São Francisco, foi apreendida uma pedra grande de crack, de aproximadamente 20 gramas. Ele foi também autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Além de Fernando, os policiais civis de Criciúma também prenderam, em 8 de fevereiro, o principal comparsa dele: Volnei Hercílio Goulart, 46 anos, o Chapecó. Este, além de alugar a casa para os integrantes das facções criminosas, também participava das reuniões onde as ordens para os ataques eram repassadas e as estratégias criminosas definidas.
Os ataques
O primeiro veículo foi queimado no dia 1° do mês passado, no bairro Jardim União, quando dois homens renderam o motorista e depois de pararem o ônibus, atiraram garrafas com combustível dentro do veículo. O segundo ataque contra o transporte coletivo aconteceu sob as mesmas circunstâncias, dessa vez, no bairro Renascer, um dia depois do primeiro registro. Ainda na noite do dia 2 de fevereiro, vários disparos de arma de fogo foram efetuados contra a casa de uma Policial Civil. Ninguém se feriu.
Edição 1467
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).