Contagem regressiva para o 18º Revezamento de Volta a Ilha ASISC - Jornal Cruzeiro do Vale

Contagem regressiva para o 18º Revezamento de Volta a Ilha ASISC

15/04/2013

As belezas naturais das 41 praias de Florianópolis atraem turistas de todo o estado e do Brasil durante o verão. Mas para os atletas que vão disputar o 18º Revezamento Volta à Ilha ASICS fora da temporada, no dia 20 de abril, o motivo da viagem é outro: correr por 25 praias para vencer 140 km do contorno da Ilha de Santa Catarina em tempo recorde. A partir da avenida Beira-Mar Norte, o percurso da competição desafia os participantes com trechos de trilhas, morros, areias e asfalto, divididos em 18 seções. Desde a última edição, as novidades são os 2 km percorridos de banana boat ou barco e o atalho de duas trilhas que aumentam a dificuldade e encurtam 10 km da prova. Veja o percurso da prova no google maps: http://goo.gl/maps/cBrHD

As equipes iniciantes largam ainda de madrugada, às 4h15, e completam a volta na Ilha no início da noite. Os atletas de elite saem às 7h30 e terminam a prova por volta das 16h. Logo no início do percurso, após 25 km correndo no sentido Norte no asfalto da SC-401 e calçamento em Santo Antônio de Lisboa, os atletas têm 10 minutos de descanso na travessia de barco entre Sambaqui e o Pontal da Daniela. Três barcos e duas lanchas com banana boat estarão à espera dos atletas. O tempo é descontado do total da prova, ou seja, não é cronometrado.

?Optamos pela travessia de barco para tirar a prova das ruas movimentadas. A mudança foi bem recebida. A maioria dos participantes preferiu atravessar a baía de banana boat, por ser mais rápido e mais divertido?, conta Carlos Duarte, organizador e idealizador da prova. Após desembarcar na praia da Daniela, o percurso segue no sentido Oeste e passa pela Praia do Forte, Jurerê Internacional, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, até alcançar a Ponta das Canas, no extremo Norte da Ilha. Ao chegar na Lagoinha de Ponta das Canas, o atleta enfrenta uma trilha de 3,5 km, com 180 metros de altitude, que o leva até a praia Brava. Em seguida, encara outra trilha, entre a praia Brava e os Ingleses.

A corrida segue no sentido Sul, contornando as praias do Leste da Capital: Santinho, Moçambique, Barra da Lagoa, Joaquina, Campeche, Armação e Pântano do Sul. Os trechos variam entre dunas, asfalto e areia. Depois da praia dos Açores, chega o ponto mais difícil do percurso: a estrada de terra do Morro do Sertão. São 15 km, sendo 6 km de subida do morro de 250 metros de altitude. A prova continua no sentido Norte, passando pelo Ribeirão da Ilha, Aeroporto, Rodoviária e voltando para a avenida Beira-Mar Norte, até cruzar a linha de chegada.

Solidariedade
A Eco Floripa Eventos Esportivos irá doar parte do valor da inscrição de cada atleta para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação - Serte, localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Atualmente, a Serte atende a 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e a 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Tem ainda um educandário, o Lar de Jesus, para 120 alunos da comunidade.

Confraternização
Entre os dias 18 e 21 de abril será realizada uma feira de exposições e venda de artigos esportivos, no Majestic Palace Hotel. No mesmo local, dia 21 de abril, às 9h30, haverá a entrega de premiação aos atletas vencedores do 18° Revezamento Volta à Ilha ASICS. Esses dois momentos serão mais uma forma de integração e confraternização entre os atletas, seus familiares e convidados. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.ecofloripa.com.br/voltailha.

Volta à Ilha ASICS acumula prêmios
No ano passado, o Revezamento Volta à Ilha ASICS recebeu o prêmio ?Destaque do Esporte? pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Também em 2012, a edição da Revista Viagens e Turismo, de 2012, premiou a prova como a 5ª melhor corrida do mundo. Já a Revista O2 entregou o troféu de ?Evento de corrida mais admirado do Brasil?, nos anos de 2007, 2008 e 2009, ao organizador do evento, Carlos Duarte. Esse reconhecimento foi destacado também por outras importantes revistas especializadas do ramo. A Revista Mens´s Health a elegeu, em 2007, como a ?Melhor Corrida do Brasil?, deixando a Corrida de São Silvestre no segundo lugar. Em 2006 e 2007, os leitores da Revista Running Brasil consideraram a prova como o ?Melhor Evento de Aventura? do país.

Texto: Patrícia Pinheiro

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.