Construção do complexo penitenciário em Blumenau na reta final - Jornal Cruzeiro do Vale

Construção do complexo penitenciário em Blumenau na reta final

30/04/2013

Um encontro com lideranças do Estado e autoridades municipais na tarde desta segunda-feira, dia 29, marcou a pauta de discussão da nova etapa para a viabilização de construção do complexo penitenciário em Blumenau. Durante a reunião, que contou com a participação também de representantes do poder judiciário, incluindo a iniciativa privada, o prefeito Napoleão Bernardes destacou os trabalhos que estão sendo feitos em conjunto com a Comissão Técnica (CT) formada por prefeitos da região do Médio Vale do Itajaí, para a continuação do pacto de parceria firmado antes de seu governo com a esfera Estadual na construção do empreendimento.

Na reunião, o Prefeito reforçou em especial o levantamento que está sendo realizado pela Prefeitura para a sugestão das áreas mais adequadas para a construção do complexo penitenciário, incluindo os estudos minunciosos, envolvendo questões logísticas que podem ou não influenciar na escolha do local ideal. ?A discussão da construção do complexo penitenciário foi, inclusive, uma das minhas propostas de Governo, e que essas tratativas fossem amplamente discutidas de forma regionalizada, com a participação de outros prefeitos?, disse Napoleão Bernardes. ?Na próxima semana, vamos apresentar ao governador do Estado, Raimundo Colombo, o projeto com as sugestões dos locais para o início das obras?, complementou.
 
Lideranças políticas
O encontro desta tarde definiu praticamente a viabilidade de construção do complexo penitenciário em Blumenau, que vai contar com investimento do Governo do Estado na ordem de mais de R$ 22 milhões já disponíveis para as obras, permitindo uma estrutura com 900 vagas divididas entre o regime fechado e semi aberto.
 
 O Corregedor-geral da Justiça de Santa Catarina, o desembargador Vanderlei Rommer, disse que houve um aumento da criminalidade envolvendo o público mais jovem. ?Sabemos que, do jeito que está, a prisão não promove a ressocialização do preso. Por isso, precisamos de ferramentas que fomentem isso?, disse Vanderlei. ?Escolhemos Blumenau porque é hoje um exemplo de cidadania, inclusive recebendo elogios de todo o País?, completou o desembargador.
 
O encontro contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Regional, César Botelho, uma das lideranças que estão na frente das discussões para a construção do complexo na cidade, além do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Jorge Borba; juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), Júlio César Ferreira de Melo; a juíza Jussara dos Santos Wandscheer e o juiz Pedro Walicoski Carvalho.
 
Entre as autoridades estaduais, comporam a mesa de negociação o Secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa; diretor do Departamento de Administração Prisional (DEAP), Leandro de Lima; e ainda o diretor de Planejamento do Estado de Santa Catarina, Roberto Garcia. O município de Blumenau foi representado pelo vice-presidente da ACIB, Avelino Lombardi; assessor jurídico da ACIB, Adélcio Salvalágio, além do presidente da Subseção da OAB, César Augusto Wolff. O prefeito Napoleão Bernardes contou ainda com o apoio do diretor da AMMVI, Laércio Demerval Schuster Júnior e do procurador geral de Blumenau, Newton Janke.
 
Texto: Joni César | Assessor de Comunicação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.