A fiscalização será intensificada em Santa Catarina durante o feriadão de Finados. Ao menos três cidades do litoral já anunciaram que vão adotar mais medidas contra o coronavírus, como evitar aglomerações nas praias, por exemplo.
Conforme a portaria estadual, é proibido permanecer em locais públicos em regiões avaliadas no mapa de risco com em estado grave para a Covid-19. Esse é o caso de Imbituba, Balneário Camboriú e de Florianópolis.
Pensando justamente em fiscalizar, o Governo do Estado lançou o projeto ‘Vigia Covid’, para que as pessoas denunciem situações que propiciem a transmissão da doença. Podem ser acionadas as polícias Civil e Militar, além da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.
Em Imbituba, no Sul do estado, há um decreto com todas as medidas que foram acordadas com o Ministério Público numa reunião na semana passada. Quem for à praia, pode tomar banho de mar e fazer esportes individuais. Porém, é proibido ficar na areia por lazer.
No decreto, também consta que não pode levar caixas de isopor, bebidas, cadeiras, guarda-sóis e caixas de som para a praia. Isso significa que os ambulantes não podem mais trabalhar no local.
Em Balneário Camboriú, a prefeitura anunciou que organizou uma grande operação que começa na sexta-feira, 30 de outubro, e vai até segunda-feira, 2 de novembro. Haverá distribuição de máscaras e álcool em gel em vários pontos da cidade, inclusive na Praia Central, e a fiscalização será intensificada.
Na capital catarinense, foi expedida uma recomendação para que "medidas concretas de prevenção, combate e fiscalização" sejam tomadas, mas não especificou os atos que devem ser feitos.
Segundo a prefeitura, restaurantes, bares, praias e cemitérios serão fiscalizados pela Guarda Municipal e PM. Essas forças de segurança vão verificar o distanciamento adequado e uso de máscara. Denúncias também podem ser feitas para a Vigilância Sanitária.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).