Campanha Lacre Solidário já entregou 114 cadeiras de rodas no Vale do Itajaí - Jornal Cruzeiro do Vale

Campanha Lacre Solidário já entregou 114 cadeiras de rodas no Vale do Itajaí

14/09/2016
Campanha Lacre Solidário já entregou 114 cadeiras de rodas no Vale do Itajaí

A campanha Lacre Solidário já entregou 114 cadeiras de rodas para moradores da região do Vale do Itajaí. A iniciativa existe pelo esforço de uma rede de voluntários. Em troca da matéria-prima, que é o alumínio dos lacres de latinhas, empresários metalúrgicos compram e doam as cadeiras de rodas.

O Rotary Club Blumenau Garcia e a Fundação Fritz Müller (FFM) levam os lacres para uma empresa de metalurgia. "Esses lacres são juntados e são entregues a uma fundição, onde eles são derretidos e formados novas ligas de alumínio. Eles vão gerar produtos para o consumo metalúrgico", diz o coordenador da campanha Vanderlei Inocente, do Rotary.

Conforme a coordenadora de projetos sociais da FFM, Elisa Retcheski, a campanha tem também o viés socioambiental, de consumo consciente. "Ao mesmo tempo ela vem abraçando uma corrente do bem, em que eu doo sem saber pra quem, mas sabendo e confiando de que alguém que precisa vai ter qualidade de vida", diz Elisa Retcheski.

Para trocar por uma cadeira, são necessários cerca de 90 quilos de metal. Isso equivale a 390 mil lacres, que cabem em cerca de 150 garrafas.

Jovem voluntária

A estudante Mariana Carvalho Martini, de 12 anos, é voluntária há três anos. Em 2014 começou enchendo uma garrafa. Em 2015, foram sete. Neste ano a meta é conseguir 14 garrafas de lacres de alumínio. O apoio vem da mãe, que nos passeios com a filha, ajuda a recolher os lacres.

"A gente acha latinha e eu já tenho o truque para tirar o lacre. Cada pessoa que sabe que eu tiro o lacre me mostra uma forma para me ajudar", conta a estudante.

Em uma escola de Blumenau, a campanha virou projeto pedagógico e ensina crianças e jovens sobre consumo sustentável, preservação do meio ambiente e solidariedade. Neste ano, foram 77 garrafas arrecadadas.

Beneficiada

Sandra Maria Cândido, moradora de Indaial, não tem o movimento das pernas desde que nasceu. Em 2015, ela recebeu uma cadeira de rodas nova. Até então, usava uma emprestada. "Eu fiquei muito surpresa. Não esperava. Quando a moça me ligou, chorei tanto. A minha filha me abraçou e dizia ´não chora, mãe. Fica feliz que você ganhou´", lembra.

A campanha tem pontos de coleta em várias cidades catarinenses. As informações estão disponíveis no site do projeto.

 

Fonte: G1 Santa Catarina

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.