Blumenau adere à campanha contra corrupção - Jornal Cruzeiro do Vale

Blumenau adere à campanha contra corrupção

19/11/2013

O município de Blumenau assinou, na terça-feira (12/11), o Termo de Cooperação e Adesão destinado ao projeto "O que você tem a ver com a corrupção?", criado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o objetivo de contribuir na prevenção da ocorrência de corrupção. O termo prevê o apoio para execução e disseminação da campanha, que visa a acabar com a impunidade por meio de ações que promovam a transparência e a responsabilização na administração pública municipal, a conscientização da sociedade e o estímulo a denúncias populares.

O coordenador estadual do projeto, Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, afirmou que a adesão do município de Blumenau representa uma grande contribuição, pois dá visibilidade ao projeto criado pelo MPSC aos setores da sociedade. "A cooperação demonstra que os municípios do Estado estão dispostos a colaborar promovendo ações de combate a corrupção", complementa o Promotor de Justiça.

Com a adesão, o município de Blumenau deverá divulgar a campanha em todas as escolas da cidade, em postos de saúde, sedes das secretarias, carnês de IPTU e outros locais públicos, por meio de materiais promocionais e de marketing. Além disso, serão realizadas reuniões, simpósios, cursos e eventos que promovam a consolidação da transparência na gestão pública e o combate a corrupção.

Assinaram o termo pelo MPSC o coordenador estadual do projeto, Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, e o coordenador administrativo das Promotorias de Justiça de Blumenau, Leonardo Todeschini. Pela prefeitura, assinou o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e o secretário municipal, Paulo Eduardo de Oliveira Costa.

Durante a cerimônia, uma aluna da rede municipal de ensino vencedora do concurso de oratória com tema sobre a corrupção, promovido pela Câmara Junior, leu o texto que produziu. Para o Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, isso demonstra a importância do trabalho educacional na rede de ensino, pois crianças e adolescentes são o principal público-alvo do projeto.

Sobre a campanha

A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" iniciou em Chapecó, no ano de 2004, pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para atingir principalmente as crianças e os adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

O projeto tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Em dezembro de 2008, recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - Brasil e Cone Sul na categoria Mobilização Social, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.

Texto: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.