Penha é a nova cidade a receber o "Projeto Onda: Por um Mundo Melhor". O programa social voluntariado é aplicado por colaboradores do Beto Carrero World, e tem como objetivo compartilhar conceitos de cidadania e ética nas escolas, contribuindo para a formação de crianças e jovens na construção de um mundo melhor.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Portonave, e foi abraçada com total apoio pelo Instituto Beto Carrero e pelo Beto Carrero World. O Projeto Onda iniciou em agosto de 2013, e até o momento já contemplou 132 turmas, totalizando 3.355 crianças. Em 2016, além de Penha, o trabalho é desenvolvido em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Navegantes e escolas municipais do município de Ilhota.
Segundo Ellen Garcia, Coordenadora do Projeto Onda, a ampliação do projeto para a cidade de Penha é muito promissora no trabalho pela construção de uma realidade e cultura voltada para conscientização do bem-estar social, ética e cidadania. "Estamos muito felizes em ter o Beto Carrero World como parceiro do Projeto Onda. É gratificante saber que podemos contar com esta empresa que tem em suas diretrizes os valores que abordamos no Projeto. Isso mostra a importância e envolvimento do parque com a sociedade, e que juntos ampliaremos cada vez mais essa Onda do Bem", salienta.
Os colaboradores do Beto Carrero World recebem treinamentos e suporte para integrar esta "corrente do bem". Até o momento, 25 voluntários estão inscritos e atuando em 6 turmas, de 3ª séries do ensino inicial, de 3 escolas da rede pública: Escola Básica Municipal João Antônio Pinto, Escola Básica Municipal João Batista da Cruz e Grupo Escolar Municipal Raquel Figueredo de Assis.
O plano prevê duas visitas por semana em cada escola. Cada encontro tem duração de 1 hora, onde são abordados - de forma dinâmica (vídeos, brincadeiras e histórias) - temas como: respeito, igualdade, honestidade, gratidão, bondade, felicidade, otimismo, família e amigos, estudo e trabalho.
A professora Nisia Maria Pinto, da Escola Básica Municipal João Antônio Pinto, conheceu o projeto a convite do Beto Carrero World, em uma capacitação feita com o corpo docente das escolas participantes. "Sou do Paraná, e lá nunca tinha visto nada parecido. Este projeto é muito bom para a construção de seres humanos melhores, através do desenvolvimento de valores e resgatando o amor pelo próximo".
Através das aulas, as crianças compreendem o seu papel na sociedade, reforçando valores e ações que contribuem para o desenvolvimento cultural na região e a construção de uma educação melhor, favorecendo o bem-estar social e minimizando impactos sociais. Segundo o voluntário Dylan Schaefer, o projeto se torna ainda mais especial por ser direcionado às crianças. "É muito prazeroso saber que estamos realizando um trabalho ´preventivo´, através da construção de cidadãos melhores. Desenvolver valores com crianças é muito gratificante, porque sabemos que elas absorvem tudo o que passamos, e ainda repassam o que aprenderam para as pessoas de seu convívio", completa.
O Projeto possui um cronograma de 6 meses. Além das aplicações dos conteúdos em sala de aula, para finalizar as atividades são elaboradas ações práticas, que têm o intuito de trazer o bem para a sociedade, como doação de agasalhos, trabalhos com reciclagem, e o que mais existir de demanda na comunidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).