Moradores de Joinville, no Norte catarinense, atingidos pelo temporal de segunda-feira (30), podem ter desconto na conta de água, informou a prefeitura. Segundo o município, aqueles que usaram água em excesso para limpar as residências poderão solicitar o benefício.
Na segunda, com os temporais, foram contabilizados 29 deslizamentos. Até esta quarta-feira (1), 120 pessoas permaneciam desalojadas, na casa de parentes e amigos, e uma família de 5 pessoas estava em um abrigo público.
O solicitante precisa pedir na subprefeitura do bairro onde mora uma declaração de ocorrência do consumo elevado de água por causa de uma inundação. Na sequência, o documento deve ser levado a um atendimento presencial da Companhia Águas de Joinville.
Ainda de acordo com a prefeitura, o desconto será feito por uma média de consumo dos últimos seis meses. Após o procedimento burocrático, o abatimento ocorre na próxima fatura.
A relação completa de endereço das subprefeituras e atendimentos presencias da Companhia Águas de Joinville está no site da prefeitura.
A pancada mais forte foi no início da tarde e atingiu principalmente a Zona Sul da cidade.O temporal alagou ruas e complicou o trânsito na cidade. Rios e córregos transbordaram.
A água invadiu casas e deixou moradores ilhados. Houve registros de aproximadamente 1,5 metros de nível de água no interior de imóveis.
Seis casas foram interditadas, cinco na rua Ortílio Leandro dos Santos e uma na rua Rancho Bom, ambas no bairro Petrópolis.
A Defesa Civil contabilizou 60 pontos de alagamentos e 12 quedas de muros.
No bairro Guanabara, foram registrados 143 milímetros. A quantidade representa o volume de 15 dias de chuvas, conforme a Defesa Civil. O bairro Itaum apontou 80 milímetros de chuva em 90 minutos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).