Três cidades catarinenses passam a usar Ivermectina (medicamento antiparasitário) na prevenção ao coronavírus. A partir desta semana, Itajaí, Biguaçu e Balneário Camboriú distribuem o remédio à população, mesmo sem qualquer comprovação científica de eficácia.
A prefeitura de Itajaí investiu R$ 1.475 mil para comprar um milhão de comprimidos. Conforme a administração, o objetivo é tratar 100 mil pessoas. Os moradores interessados em ter o tratamento serão avaliados por médicos no centroeventos da cidade.
Em Biguaçu, a prefeitura anunciou ainda o uso de hidroxicloroquina no tratamento da doença. Já em Balneário Camboriú foi definido o uso de Azitromicina, Vit D, Zinco e outros medicamentos mediante prescrição médica. Em ambos os municípios, valor da compra não foi detalhado.
A Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que a eficácia de antiparasitários para tratamento contra a Covid-19 não é comprovada e que ainda são necessários estudos científicos para apontar os benefícios e garantir a segurança dos pacientes.
O Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina reforça que não há comprovações científicas sobre o uso da Ivermectina para tratar SARs-Cov-2. O remédio é geralmente usado para tratar problemas por infestação de vermes no trato intestinal ou outras doenças parasitárias.
O aviso vale também para a hidroxicloroquina. Até então, seu uso não apresou benefício aos pacientes com Covid-19. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) interrompeu estudos com medicamento no mês passado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).